Geral
Publicado em 27/12/2025 às 08:41
Incêndio destrói parte de prédio de escola centenária em Santa Maria
Chamas atingiram os andares superiores do Colégio Marista da cidade. Não há registro de feridos.
Um incêndio atingiu o prédio do Colégio Marista Santa Maria na noite desta sexta-feira, 26 de dezembro. A escola fica na Rua Floriano Peixoto, no centro do município da região central do Rio Grande do Sul.
O Corpo de Bombeiros recebeu o chamado às 19h36min e trabalhou no combate às chamas até 22h30min, quando o fogo foi controlado. Depois, os bombeiros atuaram no rescaldo. A vice-diretora da instituição, Juliana Golf, informou à Rádio Gaúcha que não havia ninguém no prédio no momento do incêndio.
A Brigada Militar isolou o entorno do prédio para garantir a segurança e auxiliar no trabalho dos bombeiros.
Combate às chamas
Ainda de acordo com informações de GZH, o major Mateus Scremin, subcomandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militares, disse que os profissionais atuaram na área interna e externa do prédio atingido. Segundo a autoridade, o prédio possui teto e assoalho em madeira, o que aumentou a dificuldade do trabalho.
Possível causa
A suspeita preliminar é de que uma "pane elétrica" tenha causado o incêndio, conforme informado à Rádio Gaúcha pelo prefeito de Santa Maria, Rodrigo Décimo. Segundo a vice-diretora da instituição, a escola está passando por obras de manutenção, mas não há nenhum serviço relacionado à rede elétrica sendo realizado.
Juliana informou, ainda, que o incêndio atingiu o prédio São José, que representa cerca de 20% da área da escola. Imagens mostram fogo nos andares superiores do prédio. Com a força do vento, fumaça e fuligem se espalharam rapidamente.
Moradora viu início das chamas
Moradora da região onde fica o prédio, Naline Castilhos contou à Rádio Gaúcha que o fogo começou por volta das 19h. Segundo ela, o incêndio começou no quarto andar do colégio. "Meu marido olhou para fora da nossa sacada e visualizou uma fumaça, já dava para ver algumas labaredas", relatou.
Na sequência, Naline contou sobre o sentimento ao ver o incêndio. "É triste, extremamente triste ver um prédio centenário pegando fogo", disse.
Conforme a vice-diretora da instituição, o quarto andar abriga um depósito que abrigava mobiliários e outros itens. Segundo ela, o local não armazenava produtos inflamáveis e havia passado por limpeza há duas semanas.
Escola centenária
Tradicional na cidade, o colégio Marista Santa Maria completou 120 anos em 2025. A instituição oferece desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Em nota, a direção da instituição reafirmou que o local estava vazio no momento do fogo. O texto também salienta que os bombeiros foram chamados imediatamente "seguindo todos os protocolos de segurança".
Nota oficial
"O Colégio informa que, na noite desta sexta-feira (26), ocorreu um incêndio em um dos prédios da unidade. A ação do Corpo de Bombeiros foi imediata, seguindo todos os protocolos de segurança. O local estava vazio no momento do incidente, e não houve feridos.
As causas do incêndio e a extensão dos danos estão sendo apuradas pelas autoridades competentes. A instituição reforça que a segurança de estudantes, famílias e colaboradores é nossa prioridade absoluta. Todas as medidas necessárias foram tomadas prontamente, e seguiremos colaborando com as autoridades.
Estamos em constante diálogo com nossa comunidade escolar e seguiremos informando sobre novos desdobramentos."
*Informações de GZH e de Diário de Santa Maria