Menu

29°

Palmitinho - RS
33° max
18° min

Fechar

29°

Palmitinho - RS
33° max
18° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Incentivo municipal de R$ 150 mil auxiliará na reconstrução da Embutidos Bisolo, em FW

    Empresa do distrito de São João do Porto teve atividades comprometidas por incêndio e é reconhecida como de interesse público, econômico e social

    A Administração Municipal de Frederico Westphalen sancionou a Lei Municipal nº 5.498, de 21 de janeiro de 2026, que reconhece como de interesse público, econômico e social a recuperação e a retomada das atividades da empresa Nostra Família e Embutidos Bisolo Ltda., localizada no distrito de São João do Porto.

    Com a aprovação da lei pela Câmara municipal, que autoriza a concessão de incentivo econômico de até R$ 150 mil, a verba deverá ser utilizada exclusivamente à reconstrução da empresa, que foi severamente atingida por um incêndio, no dia 2 de dezembro de 2025.

    Leia mais:

    Incêndio atinge fábrica da Embutidos Bisolo em Frederico Westphalen

    O repasse do recurso foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores, durante Sessão Extraordinária, por meio do Projeto de Lei nº 002/2025, e posteriormente sancionado pelo prefeito Orlando Girardi. O sinistro comprometeu a estrutura física do empreendimento, interrompeu as atividades produtivas e colocou em risco a manutenção de empregos e a geração de renda no município.

    Conforme o texto da lei, o incentivo está amparado no Programa Mais Frederico, instituído pela Lei Municipal nº 4.723/2019, que prevê apoio a empresas que enfrentam situações extraordinárias. Além do repasse financeiro, a nova legislação autoriza a utilização de outros mecanismos previstos no programa, ampliando as ações de estímulo ao desenvolvimento econômico local.

    Ao comentar a sanção da lei, o prefeito Orlando Girardi destacou o papel da empresa no crescimento do município. “Assim como fazemos com outras empresas de Frederico Westphalen, não poderia ser diferente com a Embutidos Bisolo, que ao longo dos anos cresceu com muito esforço e contribuiu significativamente para o desenvolvimento do nosso município”, afirmou.

    Durante a votação do projeto no Legislativo, os vereadores também ressaltaram a relevância do empreendimento para a economia local. O segundo-secretário da Mesa Diretora, vereador Leandro Mazzutti, lembrou que a iniciativa contou com apoio unânime dos parlamentares desde o início. “No ano passado, fizemos uma indicação assinada por todos os vereadores, buscando essa proposição e cobrando do Executivo esse repasse a uma empresa tão importante para o município”, destacou.

    O vice-presidente da Câmara, vereador Lídio Pedro Signori, reconheceu que o valor não cobre integralmente os prejuízos, mas reforçou a importância do apoio público. “Sabemos que o recurso não é suficiente para retomar as atividades como antes, mas, com o esforço da família e da comunidade, temos certeza de que será possível reconstruir e tornar a empresa um modelo novamente”, afirmou.

    Situação atual da empresa

    Segundo um dos sócios da empresa, André Bisolo, mesmo com as limitações estruturais atuais, a Bisolo Alimentos já retomou parte das atividades. A produção está sendo realizada de forma provisória na antiga fábrica onde a empresa iniciou as operações, em uma estrutura reduzida. “É uma estrutura bem pequena, mas já é alguma coisa”, relatou.

    Atualmente, a empresa consegue produzir alguns itens do portfólio, como salame, linguiça, copa, torresmo e banha, além de xixo à base de paleta temperada. Com essa produção parcial, a Bisolo já voltou a atender mercados e a participar de feiras, inclusive com presença confirmada nesta semana em Torres. "Se as pessoas puderem comprar os nossos produtos, a gente agradece, porque contamos também com esse recurso para reconstruir a nossa empresa", salientou.

    De acordo com Bisolo, o recurso do investimento público se somara ao da família e será importante para a reconstrução do galpão danificado e para a compra das máquinas que foram perdidas. A empresa está finalizando os orçamentos e a expectativa é de que as obras tenham início em fevereiro.

    A projeção, conforme o sócio, é que a nova estrutura esteja concluída até o início de maio, possibilitando a retomada plena da produção. 

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Conexão Chiru com Alex Nunes 10:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Ótimo Dia

    Marcinho San

    09:00 - 11:00

    FM
    104,3

    Em Pauta

    João Victor Cassol e Delfo de Souza

    09:00 - 11:00

    FM
    107,9

    Conexão Chiru

    Alex Nunes

    10:00 - 12:00