Menu

19°

Palmitinho - RS
33° max
19° min

Fechar

19°

Palmitinho - RS
33° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Indígenas da Terra do Guarita denunciam falta de medicamento nas Unidades de Saúde

    Lideranças indígenas e autoridades se reuniram para solicitar a troca da coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena que presta o serviço no local

    Indígenas da Terra do Guarita, reserva localizada entre os municípios de Redentora, Tenente Portela e Erval Seco, denunciam a falta de acesso à saúde. Eles relatam ausência de medicamentos básicos e estrutura precária nos postos das comunidades.

    Maior do sul do Brasil em extensão e população, na Terra Indígena Guarita vivem cerca de 8 mil indígenas dos povos Guarani e Kaingang. A área conta com 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que, segundo os moradores, apresentam sinais de abandono.

    — Nós estamos enfrentando bastante problema dentro da saúde indígena. Então todos os caciques do Rio Grande do Sul começaram a cobrar — afirmou Valdones Joaquim, cacique da Terra Indígena do Guarita.

    Entre os problemas apontados estão a falta de medicamentos básicos, como analgésicos e antitérmicos. As prateleiras estariam vazias e chegariam apenas insumos inadequados, como óleo mineral e produtos para caspa.

    As reclamações incluem ainda presença de mofo no teto, banheiros sem pia e chuveiros improvisados. Há vidros quebrados, pisos danificados e rachaduras nas paredes.

    Troca da coordenação do DSEI/ISUL.

    Na semana passada, lideranças indígenas e autoridades locais se reuniram para discutir o tema e solicitar a troca da coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena Interior Sul (DSEI/ISUL), responsável pela organização e prestação do serviço.

    O que diz o Ministério da Saúde

    Em nota, o Ministério da Saúde disse que acompanha a situação e que já está em andamento o processo licitatório para a manutenção do DSEI/ISUL. O novo certame vai contemplar todas as UBSs. Leia na íntegra:

    "O Ministério da Saúde informa que ampliou em mais de 70% os recursos destinados ao Distrito Sanitário Especial Indígena Interior Sul (DSEI/ISUL), que passaram de R$ 77 milhões em 2022 para R$ 133 milhões em 2024.  

    A Secretaria de Saúde Indígena (Sesai/MS) acompanha a situação dos estabelecimentos de saúde sob sua jurisdição na região. Já estão em andamento processos licitatórios para a manutenção do DSEI/ISUL, e um novo certame está em fase de elaboração, contemplando todas as Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSIs) do Distrito, conforme previsto no Plano Distrital de Saúde Indígena (PDSI) 2024-2027.

    Em relação à distribuição de medicamentos, a dispensação é realizada de forma rotineira. Em 2024, o DSEI/ISUL enviou 11 remessas de medicamentos ao Polo Base Guarita, totalizando 271.947 unidades. Em 2025, já foram distribuídas 178.396 unidades. O fornecimento considera o consumo médio mensal e os estoques disponíveis.

    O Ministério da Saúde, por meio da Sesai, dialoga permanentemente com as lideranças e comunidades indígenas e reafirma o compromisso de ofertar atenção primária à saúde qualificada e humanizada nos territórios." 

    *Informações GZH 

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Playlist Chiru com . 22:00 - 23:00

    FM
    91,1

    Deixa Rolar

    .

    22:00 - 00:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    22:00 - 00:00

    FM
    107,9

    Playlist Chiru

    .

    22:00 - 23:00