Esportes
Publicado em 22/10/2025 às 09:53
Início da Divisão de Acesso 2026 pode ser adiado novamente, alerta FGF
Clubes solicitam mudança de data, mas Federação aponta riscos de conflito com competições nacionais
A Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho (Série A2) de 2026 pode ter seu calendário novamente alterado. Em entrevista à Rádio Universidade, de Pelotas, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, revelou que os clubes pediram que o campeonato, inicialmente previsto para começar em 5 de julho, seja adiado para o final do mês.
Segundo Hocsman, a mudança envolve riscos, principalmente devido à sobreposição com competições nacionais. “Já solicitaram que a competição comece um pouco mais para o final do mês de julho. Isso considerando que somente o Campeonato da Série D vai conflitar nas fases decisivas, e podemos ter problemas para concluir dentro do período mínimo exigido pelo Conselho Arbitral do Gauchão, além da adequação à pré-temporada da Primeira Divisão”, explicou.
A FGF já havia demonstrado intenção de atender ao pedido dos clubes, iniciando a Série A2 no segundo semestre. No entanto, a participação de equipes como o Brasil de Pelotas na Série D do Brasileirão dificulta a reorganização das datas.
Hocsman informou que uma nova reunião será convocada para apresentar aos clubes o resultado do estudo sobre o calendário. “Propomos 5 de julho, mas não vou me furtar de conversar novamente com os clubes. Vamos mostrar o estudo e explicar que, às vezes, não é falta de vontade da Federação, mas sim uma impossibilidade de calendário”, afirmou.
O encontro será decisivo para definir oficialmente a data de início da Divisão de Acesso 2026.
**Sob supervisão de Heloise Santi