Geral
Atualizado em 06/11/2025 às 16:13
Integrante da Academia Frederiquense de Letras, Márcia Boabaid lança livro de crônicas
“Palavras borradas de rímel” é a segunda obra escrita pela autora e traz 45 relatos sensíveis sobre histórias cotidianas
Pequenos e singelos episódios do cotidiano inspiraram a frederiquense Márcia Vanzin Boabaid a lançar seu mais novo livro. “Palavras borradas de rímel” é um convite para leitores que buscam histórias com desfechos diversos, capazes de arrancar gargalhadas, provocar silenciosas reflexões ou mesmo marejar os olhos.
O título não esconde que as 45 crônicas têm como inspiração os sentimentos humanos. Lembranças, reflexões sobre o cotidiano e as emoções diárias conduzem os leitores para um universo de episódios corriqueiros. “O título simboliza a mistura entre força e vulnerabilidade, mostrando que as lágrimas também podem ser uma forma de poesia”, comenta Márcia.
O livro foi lançado em uma ocasião especial. Integrante da Academia Frederiquense de Letras e professora da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen, Márcia apresentou a obra durante a programação da 40ª Feira do Livro de FW. O compilado é resultado de um trabalho iniciado em janeiro de 2024, quando a primeira crônica foi escrita.
– Lançar a obra na Feira do Livro foi um momento muito especial. Pude compartilhar com o público — familiares, alunos, colegas da universidade e demais pessoas interessadas — o resultado de um trabalho construído com emoção e entrega – menciona a professora, que atualmente é a chefe do Departamento de Comunicação da UFSM-FW.
– Foi bonito observar como as palavras tocam cada pessoa, despertam sentimentos e mobilizam as mais diversas reações. Essa troca foi, sem dúvida, uma das experiências mais significativas para mim – acrescentou.
Um romance a caminho
O livro de crônicas é o segundo publicado por Márcia. O primeiro, Tão eu, é de poesias e saiu em 2021. Foi a estreia da autora em escritos literários, uma jornada que parece estar apenas começando.
A escritora revelou estar trabalhando em uma nova obra junto à editora. Não deu detalhes, mas antecipou que se trata de um romance.
Fora da literatura, ela ostenta uma carreira acadêmica produtiva. Doutora em Letras, Estudos da Linguagem/ Teorias do Texto e do Discurso, ela publicou artigos em periódicos. Recentemente, escreveu um capítulo sobre discurso em uma obra que é referência para a linguística da enunciação, o Guia Conceitual da Linguística de Benveniste, organizado por Claudia Toldo e Valdir no Nascimento Flores.
Onde encontrar o livro
“Palavras borradas de rímel” foi publicado pela Parábola, e está disponível no site da editora. Clique aqui para acessar.
Antes de iniciar a leitura, vale o lembrete descrito no próprio site. Embora motivem uma leitura de um fôlego só, as crônicas devem ser apreciadas com calma:
– Esta não é uma leitura para maratonar entre compromissos. Este livro pede pausa. Silêncio. Talvez até um suspiro no meio do caminho. É leitura para quem busca sentido, para quem já amou e perdeu, para quem ainda está aprendendo a lidar com o tempo e com as mudanças inevitáveis que ele traz.