Arquivo
Atualizado em 17/09/2015 às 11:41
Iporã do Oeste- Administração participa de lançamento de projetos do SEBRAE em parceria com a AMEOSC
O evento de lançamento de três projetos: Projeto de Desenvolvimento do Turismo; Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial e o Projeto de Desenvolvimento do Leite Orgânico, ocorreu na noite desta quarta-feira, 16 de setembro, em São Miguel do Oeste. Participaram do encontro lideranças e autoridades de 23 municípios da região Extremo Oeste. De Iporã do Oeste participaram os Secretários de Educação Eloi Beilke, de Planejamento Lúcia Melz, de Desenvolvimento Econômico e Urbano Enio Eich, Diretora de Assistência Social Irmi Schneiders, representantes do INDACI Valmei Ruhoff e Neli Eich, Presidente do Sindicato da Agricultura Familiar Leonel Paludo, consultor do SEBRAE Tarcísio Kirch, além de representantes da Associação Comercial e Industrial e da Câmara Técnica do Turismo e Cultura do Programa de Desenvolvimento Local de Iporã do Oeste.
No encontro, o coordenador regional do SEBRAE Udo Trennepohl fez uma explanação sobre os projetos. Segundo o coordenador, o Projeto de Desenvolvimento do Turismo Regional objetiva criar um roteiro turístico de Dionísio Cerqueira a Itapiranga, integrando todos os municípios. Entre as ações estão à capacitação de funcionários e empresários do setor do turismo. Trennepohl lembrou que para que o turismo se fortaleça na região inicialmente deve haver atrativos, mas também um trabalho em parceria da iniciativa privada e pública, e a própria comunidade.
Sobre o Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial, Trennepohl explicou que o objetivo principal é dinamizar a economia dos municípios, com ações como o mapeamento regional de oportunidades de negócios, atendimentos através de oficinas, apoio as inovações e educação empreendedora aos jovens. Os 34 municípios da região representam 7% do território catarinense.
O Projeto de Desenvolvimento do Leite Orgânico tem como principal objetivo trabalhar a produção sustentável do leite, uma atividade agrícola importante em toda a região. O projeto, que já possui o apoio de várias entidades e órgãos, pretende trabalhar com as famílias agricultoras a produção de leite sem uso de produtos químicos, como foco um produto final orgânico.
Na visão da Administração de Iporã do Oeste, os projetos devem ocorrer de forma conjunta em nível regional, pois são de suma importância para o desenvolvimento da região como um todo. A gestão de Iporã do Oeste se habilita para participar desses projetos, pois entende que sendo regionalizados eles podem ser mais promissoras e obter êxito.
Ascom Iporã do Oeste
Poliana Grudka- Jornalismo Grupo Chiru Comunicações