Segurança
Atualizado em 05/11/2025 às 08:36
Iraí é ponto de partida regional da Operação Fronteiras e Divisas Seguras 2025
Ação envolve forças de segurança dos três estados do sul mais Argentina e Uruguai
Iraí sediou, na manhã desta terça-feira, 4 de novembro, a cerimônia regional de lançamento da Operação Fronteira Segura 2025, ação integrada que reúne forças de segurança do Brasil, Argentina e Uruguai para reforçar o combate aos crimes transfronteiriços. A atividade mobilizou equipes da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Ambiental, Polícia Fazendária, Polícia Civil do Rio Grande do Sul e Polícia Militar de Santa Catarina.
A coordenação local ficou sob responsabilidade do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Alto Jacuí (CRPO/AJ), liderado pelo coronel Oberdan do Amaral Silva que explicou que este esforço é promovido periodicamente e por um determinado tempo para combater tanto os delitos transnacionais e de divisas interestaduais, como outros crimes que sejam de interesse mútuo das Polícias envolvidas, como é o caso da região que faz divisa com Santa Catarina.
– Cada instituição e/ou órgão atua dentro do seu território/fronteira diretamente na sua esfera de competências e nas suas missões constitucionais para o bem comum – reforçou o comandante.
A operação integra um esforço simultâneo realizado nos três países, com o objetivo de prevenir e reprimir delitos como tráfico de drogas e armas, contrabando, descaminho, roubo de gado e crimes envolvendo veículos e cargas. Cada força atua dentro de seu território ou faixa de fronteira, mas com compartilhamento de informações e ações coordenadas.
No lançamento oficial geral da operação, realizado em Uruguaiana, o Subcomandante-Geral da Brigada Militar, coronel Douglas da Rosa Soares, destacou que o trabalho conjunto permite respostas mais qualificadas. “Realizar as Operações Simultâneas permite a troca permanente de informações visando à preservação da ordem pública, com ações de prevenção e de combate aos crimes de maior incidência na região sul do país”, afirmou.
Foco local
Em Iraí e municípios da fronteira da região, a operação inclui:
Barreiras e patrulhamento em estradas
Fiscalização de circulação de cargas e veículos
Monitoramento de áreas rurais e rotas utilizadas para transporte ilícito
Apoio aéreo e integração entre inteligência policial
Três Paises
As ações seguem nos próximos dias e são realizadas de forma simultânea nos três países, com previsão de novas fases durante a execução da operação.
Os crimes de maior incidência enfrentados pelos três países do Sul do continente são o tráfico de drogas e de armas, contrabando, descaminho, roubo de gado e ilícitos envolvendo veículos e suas cargas.
No Rio Grande do Sul, as ações serão desenvolvidas pela Brigada Militar na Faixa de Fronteira em conjunto com as Polícias Militares de Santa Catarina e do Paraná, com o Departamento de Operações de Fronteira da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul. E ainda, com as polícias da Argentina e do Uruguai (PNU), bem como com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com as Polícias Civis dos três Estados do Sul do país, com Receita Federal, Receita Estadual do RS e Secretaria da Agricultura e Pecuária.