Menu

28°

Palmitinho - RS
29° max
17° min

Fechar

28°

Palmitinho - RS
29° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Justiça marca julgamento de apelações dos condenados pela morte de 242 pessoas na Boate Kiss

    A sessão ocorrerá na sede do Tribunal de Justiça do Estado, em Porto Alegre

    A Justiça pautou para o dia 26 de agosto deste ano, às 9 horas, uma sessão extraordinária em plenário para o julgamento das apelações criminais interpostas pelas defesas dos quatro réus, acusados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), que foram condenados pelo incêndio na boate Kiss. A sessão ocorrerá no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz, na sede do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS), em Porto Alegre.

    Após decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a validade do Tribunal do Júri de 2021, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que reconheceu o enquadramento do fato como dolo eventual, o processo retorna ao TJRS para apreciação de teses subsidiárias apresentadas pelas defesas. Entre os pontos a serem analisados, estão as penas impostas aos réus e se a decisão do julgamento está de acordo com as provas dos autos.

    Decisões anteriores

    Em 4 de fevereiro deste ano, a 2ª Turma do STF, por maioria de votos (três a dois), reiterou a validade do julgamento realizado em 2021, confirmando a condenação dos quatro réus. Anteriormente, em 2 de setembro de 2024, o STF, ao julgar recursos extraordinários interpostos pelo MPRS e pelo Ministério Público Federal (MPF), restabeleceu a decisão do Tribunal do Júri que condenou os quatro acusados a penas que variam de 18 a 22 anos de reclusão, determinando ainda a prisão dos condenados.

    Já em fevereiro de 2024, o ministro José Antonio Dias Toffoli, do STF, havia determinado a suspensão do novo júri que estava marcado para o dia 26 daquele mês, atendendo a pedido do MPRS, motivado por manifestação da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM). A decisão suspendeu o processo até o julgamento dos recursos extraordinários.

    O incêndio ocorreu dia 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria. Morreram 242 pessoas e mais de 600 ficaram feridas.

    *Informações MPRS 

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Show Sertanejo com Edinei Dal Asta 12:00 - 16:00

    FM
    91,1

    Sábado Livre

    Sidi Vargas

    12:00 - 16:00

    FM
    104,3

    Sábadão com Barreto

    Itacir Barreto

    14:30 - 16:30

    FM
    107,9

    Show Sertanejo

    Edinei Dal Asta

    12:00 - 16:00