Geral
Atualizado em 22/04/2025 às 15:13
Lançamento estadual do Carijo da Canção Gaúcha será nesta quarta-feira, 23
Um dos maiores festivais da música gaúcha do sul do Brasil o Carijo será lançado na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre
A Casa de Cultura Mário Quintana recebe nesta quarta-feira, 23, o lançamento estadual do 38º Carijo da Canção Gaúcha. Na oportunidade, autoridades, imprensa, comunidade artística e público em geral poderão conferir toda a programação de mais uma edição de um dos mais conceituados festivais do gênero no País.
O lançamento ocorrerá no Palco Lory F, a partir das 19 horas, e logo após uma tertúlia musical, com entrada franca, acontece no Up Food Art – Rua dos Andradas, 788, Centro Histórico – com nomes como César Oliveira, Su Paz, Flávio Hanssen, Cássio Figueiró, Lara Rossato e Marcello Caminha, entre outros grandes talentos da música regional do Estado.
– O Carijo como um dos maiores festivais nativistas do Rio Grande do Sul não poderia deixar de fazer seu lançamento na capital dos gaúchos tendo em vista que trata-se de um evento que movimenta toda a cadeia cultural do Estado. Durante o dia estaremos visitando instituições importantes como a Assembleia Legislativa do Estado, a Secretaria Estadual de Cultura, veículos de comunicação, e a noite teremos este momento de confraternização e cultural –, explica Tiago Zardin Patias, secretário municipal de Cultura e Turismo de Palmeira das Missões, que durante o South Summit Brazil entregou o convite ao governador do Estado, Eduardo Leite.
O Festival
De 18 a 25 de maio o Parque Tealmo José Schardong, em Palmeira das Missões, se transforma na casa do nativismo. Durante seis dias passam por lá 100 mil pessoas que prestigiam a ampla e diversa programação do 38º Carijo da Canção Gaúcha, patrimônio cultural do Estado.
Luiz Marenco, César Oliveira e Rogério Melo, Os Monarcas, Quarteto Coração de Potro, Os Fagundes, entre outros (veja programação completa ao fim do texto), compõem os shows da programação que contempla a payada com o 2º Carijo em Prosa e Verso, a música instrumental através da 3ª edição do Carijo Instrumental, as danças gaúchas com o Carijo em Dança, além de feira de indústria e comércio e atividades para o público infanto-juvenil.
Mas, com certeza, o público vai ao Parque para acompanhar as concorrentes ao troféu de melhor música, a grande campeã, da 38ª edição do Festival que acontece de forma ininterrupta desde 1986. Pelo palco do Carijo irão passar grandes intérpretes da música nativista na Rondas Local e Geral, que acontecem de quinta a sábado (22 a 24/5), com a grande final no domingo 25 de maio.
Antes, no dia 21, acontece o 22º Carijinho da Canção Gaúcha que é palco para as novas gerações demonstrarem o talento na interpretação de músicas consagradas nos festivais, divididos nas categorias PIÁ - até 9 anos; PIAZITO - de 10 a 13 anos e PIAZOTE - de 14 a 17 anos.
Mais uma vez o Carijo tem financiamento via Lei Rouanet, através do Ministério da Cultura e do Governo Federal. João Bosco Ayala Rodriguez, um dos produtores culturais do evento juntamente com Renato Morais e Luci Caminha, explica que esta edição consolida uma construção entre o público e o privado que vem sendo feita há cinco anos. “Buscamos cada vez mais a auto sustentabilidade do evento onde há menos recursos da Prefeitura Municipal, desonerando o Poder Público, e em contrapartida há mais investimentos incentivados de empresas na produção do Carijo. Com isso há uma ampliação de programação, da ligação com a comunidade, pois o festival é da comunidade e com os artistas. Com certeza teremos mais um grande Carijo”, diz ele.
Programação do 38º Carijo da Canção Gaúcha
Domingo (18/05)
Domingueira no Lonão: Apresentações de artistas locais e regionais.
Segunda-feira (19/05)
2º Carijo em Prosa e Verso
Palco principal: Pedro Júnior Fontoura e Os Amadrinhadores.
Terça-feira (20/05)
3º Carijo Instrumental
Palco principal: Orquestra Sinfônica de Santa Maria (UFSM) – Repertório Nativista.
Quarta-feira (21/05)
22º Carijinho da Canção Gaúcha
Palco principal: Nicole Carrion.
Quinta-feira (22/05)
38º Carijo – Fase Local
Palco principal: Luiz Marenco.
Palco Lonão: Grupo Xixando e Vagner Nunes.
Sexta-feira (23/05)
38º Carijo – Fase Geral
Palco principal: Abertura com Quarteto Coração de Potro e encerramento com Os Fagundes.
Palco Lonão: Aline Bosa e Campeiros do Sul.
Sábado (24/05)
38º Carijo – Fase Geral
Palco principal: Abertura com Grupo Carqueja e encerramento com César Oliveira & Rogério Melo.
Palco Lonão: Rodrigo Silva e Grupo Alapucha; Projeto Taureando.
Domingo (25/05)
4º Carijo em Dança
38º Carijo – Final
Palco principal: Os Monarcas.
*Informações Ascom/Carijo