Geral
Publicado em 30/06/2025 às 11:20
Leite garante ao Cpers promoção para os professores e novo concurso
Governador confirmou também o chamamento de mais aprovados no certame de 2023
O governador Eduardo Leite garantiu, nesta sexta-feira, 26 de junho, durante reunião com a direção do Cpers Sindicato, três medidas relevantes para a valorização dos profissionais da educação no Rio Grande do Sul. O encontro, realizado no Palácio Piratini, resultou na confirmação de que o governo iniciará o processo de promoções para professores da rede estadual, convocará novos aprovados no concurso de 2023 e lançará um novo concurso público com seis mil vagas ainda neste ano.
– Temos o compromisso de valorizar nossos profissionais da educação e de manter um diálogo permanente com a categoria. Por isso, estamos anunciando hoje o início do processo de promoções, um direito legítimo dos professores, e reforçando o nosso compromisso com a reposição de vagas com o chamamento de novos aprovados. Também realizaremos um novo concurso ainda neste ano –, afirmou Leite.
A expectativa da Secretaria da Educação (Seduc) é de que o envio das documentações pelos professores comece já na segunda semana de julho, após a publicação do novo decreto que regulamenta as promoções e a finalização do sistema informatizado pela Procergs.
Outro avanço confirmado pelo governo é o chamamento de mais 327 aprovados no concurso realizado em 2023, somando 1.871 nomeações – número superior às 1.500 vagas previstas inicialmente no edital.
Por fim, o governo do Estado informou que lançará nos próximos dias o edital de um novo concurso público para professores, com aplicação de provas prevista até outubro e a oferta de seis mil vagas para a rede estadual.
Durante o encontro com o Cpers, Leite também relembrou o cenário fiscal enfrentado pelo Estado nos últimos anos e os efeitos das reformas realizadas. “Graças às mudanças que tivemos a coragem de fazer, o Estado passou a pagar o piso nacional do magistério sem necessidade de completivo. E mais do que isso: garantimos o reajuste anual do piso em todos os anos do nosso governo”, destacou.
Participaram da reunião os secretários Artur Lemos (Casa Civil), Raquel Teixeira (Educação), Izabel Matte (Obras Públicas), Danielle Calazans (Planejamento, Governança e Gestão – virtualmente), além de equipe técnica do governo. Pelo Cpers, estiveram presentes a presidente Rosane Zan e integrantes da direção do sindicato.
*Com informações Governo RS