Geral
Atualizado em 22/09/2025 às 15:55
Liberato Salzano amplia em 85 hectares área de citricultura e reforça posição entre maiores produtores de laranja do RS
Expansão eleva área cultivada no município para 1,1 mil hectares, envolvendo cerca de 270 famílias e fortalecendo geração de emprego e renda.
Liberato Salzano ampliou em 85 hectares a área destinada à citricultura neste ano, consolidando-se como um dos principais polos produtores de laranja do Rio Grande do Sul. Com o incremento, o município atinge a marca de 1,1 mil hectares cultivados, envolvendo aproximadamente 270 famílias na atividade, que representa a segunda principal força econômica local.
A Secretaria Municipal da Agricultura subsidiou o transporte de cerca de 40 mil mudas de citros ao longo de cinco semanas para viabilizar o aumento da produção. Segundo o secretário da Agricultura, Valcir Sacon, a projeção inicial era de expandir 150 hectares, mas a meta foi reduzida em razão da falta de mudas adequadas em dois viveiros.
O prefeito Gilson de Carli destacou a importância da citricultura para o desenvolvimento local. “Essa atividade é fundamental, pois gera emprego e renda tanto no campo quanto na cidade”, afirmou.
A produção de Liberato Salzano é voltada principalmente para a indústria de suco concentrado e para a venda de frutas in natura em supermercados e feiras. No município, a Indústria de Sucos do Alto Uruguai (a Isau) atua no processamento de grandes volumes de laranja, agregando valor à produção.
Com variedades de ciclo precoce e tardio, os citricultores locais garantem matéria-prima disponível por mais tempo ao longo do ano, fortalecendo a competitividade e a sustentabilidade da cadeia produtiva.
*Com informações de Edevaldo Stacke/Ascom Liberato Salzano
**Matéria elaborada com auxílio de IA