Geral
Atualizado em 25/09/2025 às 14:31
Liberato Salzano inicia projeto de apicultura com comunidades indígenas
Mel produzido será utilizado na merenda escolar.
Para fortalecer a segurança alimentar e a autonomia das comunidades indígenas locais, a Prefeitura de Liberato Salzano iniciou um novo projeto com os nativos: a produção de mel.
Nos últimos dias, a Secretaria da Agricultura entregou quatro caixas para a produção de mel de abelha na Aldeia Indígena Rio da Várzea. A ação faz parte de um projeto novo desenvolvido pela administração municipal.
Com a implantação do projeto, o mel produzido será utilizado na merenda escolar. Proporcionar uma nova atividade na aldeia e incentivar hábitos de alimentação saudável, além da preservação da natureza são alguns dos objetivos do projeto, enfatizou o prefeito Gilson de Carli. A prefeitura ainda mencionou a importância das abelhas para a polinização das plantas e a conservação do ecossistema.
“É um projeto pequeno no início e que deverá ser expandido gradativamente, mas com grande significado”, destaca o secretário municipal da Agricultura, Valcir Sacon.
A entrega das caixas contou com a participação de representantes do município e lideranças indígenas. Durante a entrega, também foram repassadas orientações básicas sobre manejo das abelhas e cuidados com os apiários, com o compromisso de oferecer, futuramente, capacitações específicas para os envolvidos.
Também estiveram presentes no momento da entrega das caixas, Tiago Lopes, Altair Garcia, Ademir Garcia e Alviza Garcia.
*Com informações de Edevaldo Stacke/Ascom Liberato Salzano