Geral
Publicado em 23/12/2021 às 10:51
Lideranças da região e Governo do RS buscam solução para conflitos indígenas
Situação prejudica desenvolvimento econômico local
A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) participou de reunião com o vice-governador e secretário de Segurança Pública do RS, Ranolfo Vieira Júnior, autoridades da área da segurança e lideranças da região da Zona Produção. O encontro online foi articulado pelo presidente da Federação de Entidades Empresariais do RS (Federasul), Anderson Cardoso e vice-presidente Regional Ramir Severiano para tratar sobre a preocupação da região Norte em relação aos conflitos indígenas.
O encontro aconteceu na última segunda-feira, 20 de dezembro, quando a deputada Zilá enfatizou que o tema é um problema recorrente e que prejudica o desenvolvimento da região. Zilá explicou que os municípios estão unidos e organizados de forma conjunta com rotas turísticas, e com eventos que valorizam estas potencialidades agora na época de final de ano, e que são prejudicadas pois os conflitos afastam os turistas.
O prefeito de Planalto, Cristiano Gnoatto, também participou do encontro por conta do conflito que envolve as disputas indígenas das comunidades da Aldeia Pinhalzinho de Planalto e da Aldeia de Bananeiras de Nonoai.
A deputada estadual Zilá Breitenbach destacou que o objetivo é encontrar uma estratégia conjunta voltada para encerrar os atos de violência que estão desestabilizando as comunidades onde as áreas indígenas estão inseridas Zilá disse ainda que é preciso evitar os bloqueios entre Planalto e Nonoai, na ERS-324, pois além da preocupação com a violência essa situação atinge o setor econômico.
Ranolfo afirmou que a questão é recorrente e que neste momento de crise sabe-se que a região não pode ficar descoberta, e que o Estado está auxiliando as Forças de Segurança Nacional.
Zilá sugeriu a formação de uma força tarefa composta pelas lideranças presentes na reunião para que se chegue a uma conclusão definitiva, pois os conflitos não cessarão apenas com medidas paliativas. No momento, representando o Governo do RS, o secretário-adjunto de Segurança Marcelo Gomes Frota, se comprometeu em articular com a Força Nacional para que se prolongue a estadia do efetivo na região, e ir em busca de mais policiamento.
* Fonte: AI Deputada Estadual Zilá Breitenbach