Empresas e negócios
Publicado terça às 14:50
LR Embutidos inaugura em Caiçara
Empresa também recebeu o Selo Arte que possibilita comercialização em todo o território nacional

Caiçara conta com mais uma agroindústria a LR Embutidos, inaugurada nesta segunda-feira, 10 de março, na Linha Lippi, interior do município.
Idealizada pelo casal Irineu Fries e Roseclei Colombo a empresa surgiu de uma provocação do amigo Paulo Romani que sempre convidava Irineu para a produção caseira de itens de suíno – salame e torresmo, que era parte comercializada para amigos e parte consumida pela família.
– Há dois anos começamos o processo de industrialização propriamente dito e para a regularização da agroindústria e hoje estamos realizando esse sonho que vem, também, para agregar renda na nossa propriedade – salientou Fries.
Hoje a empresa comercializa linguiça defumada (salame), linguiça Toscana e Morcela Branca. “Compramos a carne diretamente do Frigorífico Ragalle de Frederico Westphalen primando pela qualidade do que vamos entregar ao consumidor”, pontuou o proprietário.
Os produtos podem ser adquiridos diretamente na agroindústria pelo whatsapp (55) 999963728 ou (55) 999120375, em Caiçara no Mercado Bom Gosto e em Frederico Westphalen no Supermercado Longo e na Fruteira Sacolão.
Presentes no evento o prefeito de Caiçara Zilio Roggia destacou a importância desses empreendimentos que acabam gerando mais renda para as propriedades. “Quando o produtor tem a sua agroindústria, acaba agregando valor e o recurso que outros ganhariam com o que ele produz fica na propriedade então nós estamos juntos e buscamos sempre incentivar que os agricultores façam investimentos”, comentou.
Selo Arte
Das mãos do presidente da Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Admau), José Eduardo Gubert e do assessor da agência, Marco Garcia, os proprietários receberam a certificação do Selo Arte do Ministério da Agricultura, que é um certificado de identidade e qualidade, que possibilita o comércio nacional de produtos alimentícios elaborados de forma artesanal.
– Esse selo possibilita que eles comercializem seus produtos fora dos limites do município de Caiçara mas, é validado pela inspeção feita aqui pelo Serviço Municipal. E esse acompanhamento para consolidação das agroindústrias é um dos trabalhos que realizamos enquanto agência de desenvolvimento – explicou Garcia.
Estudo da agricultura do município
Na oportunidade, a Admau entregou, ao secretário da agricultura do município, um estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal Farroupilha campus Frederico Westphalen (IFFar) um mapa de possibilidade para o desenvolvimento da agricultura local.