Geral
Publicado em 28/04/2025 às 10:22
Mais de 4 mil nomeações do Concurso Nacional Unificado são autorizadas pelo governo
16 órgãos devem conduzir os trâmites para posse dos novos servidores
Mais de 4 mil nomeações do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foram autorizadas pelo governo federal.
A informação está na portaria publicada na última sexta-feira, 25 de abril, pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços, que autoriza o provimento de 4.330 candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado.
Agora, 16 órgãos e entidades federais poderão iniciar a nomeação dos candidatos aprovados em cargos que não possuem curso de formação.
Entre os órgãos contemplados estão ministérios como o da Gestão e da Inovação, da Agricultura e Pecuária e da Cultura, entre outros. As vagas são para cargos de nível médio e superior.
Caberá a cada órgão conduzir os trâmites para nomeação e posse dos novos servidores. A expectativa é que os primeiros atos de nomeação comecem a ser publicados já no mês de maio.
A portaria se baseia na Lei Orçamentária Anual de 2025, já sancionada, que garante os recursos necessários para as nomeações.
A primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado foi realizada em 2024.
Próxima edição do CNU em junho
O governo se prepara para a segunda edição do chamado Enem dos Concursos. A abertura das inscrições está prevista para o mês de junho.
A expectativa é que sejam oferecidas cerca de três mil vagas e que sejam criadas ao menos duas novas carreiras: uma ligada à área de defesa e segurança pública, e outra relacionada ao campo do desenvolvimento socioeconômico.
Os salários iniciais nessa edição do CNU devem variar entre R$ 9 mil e R$ 21 mil.
*Com informações Agência Brasil