Região
Atualizado em 04/11/2025 às 10:28
Mais de 500 casas são atingidas por granizo e município de Sarandi decreta situação de emergência
Defesa Civil atua no atendimento às famílias afetadas; aulas estão suspensas em dez escolas municipais
A forte chuva de granizo que atingiu o norte do Estado na tarde de segunda-feira, 3 de novembro, causou grandes prejuízos principalmente nos municípios de Sarandi e Barra Funda. Em Sarandi, a Defesa Civil estima que cerca de 500 residências foram danificadas, afetando aproximadamente 2 mil pessoas. O fenômeno durou cerca de 15 minutos, com pedras de gelo que variaram entre o tamanho de bolinhas de pingue-pongue e bolas de tênis, cobrindo completamente o solo em diversos pontos.
Diante da gravidade da situação, a Prefeitura de Sarandi instalou um gabinete de crise e publicou, nesta terça-feira, 4 de novembro, o Decreto nº 4.798, declarando situação de emergência no município. O documento cita que as chuvas intensas e o granizo provocaram alagamentos, enxurradas e danos materiais significativos, sendo classificado como desastre natural de intensidade nível II, conforme a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.
As equipes municipais seguem mobilizadas no atendimento às famílias atingidas e na recuperação de estruturas danificadas. Mais de 20 mil metros de lona já foram distribuídos para cobertura emergencial dos telhados. Um caminhão com ajuda humanitária, contendo principalmente telhas, foi enviado à cidade.
Segundo o prefeito Pablo Luiz Alievi Mari, a prioridade é atender as situações mais graves e tentar recuperar os telhados antes da próxima chubva prevista para quinta-feira, 6 de novembro. “Se você conseguir arrumar seu telhado por conta própria, melhor, porque não sabemos quando a ajuda chegará para todos”, orientou o prefeito.
Entre os prédios públicos afetados estão várias escolas da Rede Municipal de Ensino, o que levou a Secretaria Municipal de Educação a cancelar as aulas em dez instituições nesta terça-feira. O objetivo é garantir a segurança de alunos e servidores enquanto as estruturas passam por avaliação técnica e reparos emergenciais. "Uma escola será preciso substituir todo o telhado, nas demais serão feitos reparos", comentou o prefeito.
Escolas municipais com aulas canceladas
EMEI Vó Adélia
EMEI Augustino Sopelsa
EMEI Bem-te-Vi
EMEI Sonho de Infância
EMEF Maria Fortunata Armanini
CMEI Andressa Piuco
EMEF Albina Capoani Pazini
EMEF Milton Alves de Souza
EMEF Padre Luiz Vigna
EMEF Vó Ana Prestes
A Prefeitura reforça que as aulas serão retomadas assim que houver condições adequadas de funcionamento e orienta que a comunidade acompanhe as atualizações pelos canais oficiais.
Situação de Barra Funda
No município os principais prejuizos são no interior, a tempestade de granizo atingiu as localidades de Carijo, Cabrito e Santa Lúcia provocando diversos danos em lavouras, galpões, veículos e residências. Ainda não há um levantamento do número de casas e moradores atingidos.
A Administração Municipal informa que os moradores que necessitarem de apoio podem entrar em contato com a Prefeitura Municipal para receber orientações e assistência.
As equipes seguem em campo realizando levantamentos dos prejuízos e atendendo as famílias afetadas, enquanto o Estado monitora a situação na região.
Outros municípios atingidos
No município de Novo Barreiro, especialmente no interior também tiveram algumas lavouras, galpões e residências atingidas. A Defesa Civil local realiza o levantamento.