Geral
Atualizado em 03/07/2025 às 10:51
Mais de 550 artistas passaram no palco do Festival Atena durante o fim de semana
Em sua 11ª edição o festival segue até 6 de julho
O 11º Festival Atena começou celebrando a força da cultura e das múltiplas linguagens artísticas no noroeste gaúcho. Entre sexta, 27, e domingo, 29, centenas de pessoas acompanharam as primeiras atividades da programação e mais de 550 artistas estiveram no palco do Festival, que segue até o dia 6 de julho com entrada gratuita.
A abertura oficial ocorreu na noite de sexta-feira no Salão de Atos da URI, com a cerimônia inaugural e a apresentação do Coral da própria universidade. Na sequência, o palco recebeu o espetáculo de teatro Radicci e Genoveva, do grupo UEBA, que trouxe humor e identidade regional ao público a partir das icônicas personagens gaúchas.
No sábado, a programação iniciou cedo com a abertura da Galeria de Artes na Biblioteca da URI. À tarde, a formação cultural foi destaque, com oficinas para todas as idades em música e dança. A Sede da ACA recebeu a oficina Percepção Harmônica para Todos, ministrada pelo músico Jerônimo Bello, enquanto o Campus da UFSM-FW sediou três oficinas com o Grupo MOJUBÁ: Xaxado, Hip Hop e Danças Afro-Brasileiras, promovendo a valorização de ritmos tradicionais e contemporâneos.
Ainda no sábado, o Salão de Atos foi palco das Mostras Musicais Competitivas e Não-Competitivas, que reuniram talentos locais e regionais na interpretação de diferentes estilos. A banca avaliadora contou com os jurados Clarissa Ferreira, Fernando Ávila e Jerônimo Colbert Bello, que também fizeram apresentações musicais encantando o público. As premiações da noite reconheceram artistas e grupos que se destacaram pelas performances.
Premiações
Solo Juvenil Cantado
1º Lugar: Brenda Bondam
Solo Adulto Instrumental
1º Lugar: Augusto Theodoros
Solo Adulto Cantado
1º Lugar: Jack
2º Lugar: Lucidio Lauro Giese
Duo ou Trio Adulto Cantado
1º Lugar: Tomatta Duo
2º Lugar: Renata Riboli Picon, Eduardo Pessotto Godoy e Fernando de Freitas Jaques
3º Lugar: Jack and the Ghosts
Grupo Adulto Instrumental
1º Lugar: Quarteto dos sete mares, metais, madeira e piano
Grupo Adulto Cantado
1º Lugar: The Cowbells
2º Lugar: Cha de Broders
3º Lugar: Timelapse
O domingo encerrou o primeiro final de semana com apresentações que lotaram o auditório. A Banda Marcial Cardeal Roncalli abriu a tarde, seguida pelas apresentações dos corais da URI, Catedral, Municipal e SESC, unindo gerações em um grande encontro de vozes. Na sequência, o público conferiu a Mostra de Danças Étnicas, Folclóricas e Tradicionais com apresentação do Grupo de Capoeira Oxósse e do Centro Cultural 25 de Julho. Por fim, o espetáculo Isso é Brasil, do Grupo MOJUBÁ, trouxe um panorama vibrante das danças populares brasileiras, celebrando a diversidade cultural.
O evento conta com financiamento do Pró-Cultura RS, Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e da Administração Municipal de FW, patrocínio da Creluz e Sicredi, e apoio de instituições como a URI, UFSM, Sesc, Poder Legislativo, Supermercado Barril, Binoarte, Holy, O Alto Uruguai, Tchê Turbo, Grafimax e Imperatriz dos Móveis, o festival é uma realização da Associação Cultural Atena (ACA) e do Ministério da Cultura do Governo Federal.
O Festival Atena segue com uma programação extensa e gratuita até 6 de julho, incluindo oficinas, exibições audiovisuais, espetáculos de teatro e circo, encontros de artistas e mostras competitivas de dança.
*Informações Ascom/ACA