Menu

21°

Palmitinho - RS
30° max
19° min

Fechar

21°

Palmitinho - RS
30° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Mais um ponto turístico da região é indicado pelo GZH para visitar nas férias

    Desta vez o destaque é para o Salto do Yucumã, no Parque Estadual do Turvo

    Desde  o início de janeiro, a colunista Juliana Bublitz apresenta uma série especial de verão, para destacar os atrativos turísticos do Rio Grande do Sul. A ideia é provar que não precisamos ir longe para encontrar excelentes opções para curtir as férias.

    Já foram publicadas as sugestões de roteiros de Elói Zorzetto, Cris Silva, Marco Matos, Luciano Potter, Cristina Ranzolin, Daniel Scola, Denise Cruz, Neto Fagundes, Rosane de Oliveira, Daniela Ungaretti, Simone Lazzari, Léo Saballa Jr., Giane Guerra, Andressa Xavier, Kelly Matos, Zé Alberto Andrade, Fabrício Carpinejar, Lela Zaniol, Eduardo Gabardo, Rodrigo Lopes, Marta Sfredo, Humberto Trezzi, Josmar Leite, Jeff Botega, Paulo Germano e Leonardo Oliveira. Inclusive já tivemos a indicação de Ametista do Sul como opção de roteiro de férias. 

    Ametista do Sul está entre os destinos indicados para as férias no RS pelo GZH

    Nesta terça-feira de Carnaval, 13 de fevereiro, a coluna trouxe, mais uima vez, um ponto turístico da região norte do estado, a dica é de uma super repórter da RBS TV, Cristine Gallisa, destaca o Salto do Yucumã, no Parque Estadual do Turvo.

    – Quando pedi a ela uma dica de lugar para visitar no Rio Grande do Sul, Cris me mandou um texto pronto, cheio de detalhes, exatamente como imaginei que faria. Ela escolheu um local onde a natureza ruge, literalmente: o Salto do Yucumã, que em tupi-guarani significa “o grande roncador” – escreveu a colunista.

    Ao recortar parte da fala da jornalista e colega que diz: "Os indígenas estavam certos. O som e o volume da água impressionam quem chega na margem da maior queda d'água longitudinal do mundo, no Rio Uruguai" descreveu.

    São incríveis 1,8 mil metros de extensão. Do lado de cá, fica o Rio Grande do Sul, do lado de lá, a Argentina. O Salto, explica Cris, localiza-se dentro de uma área de preservação ambiental, o Parque Estadual do Turvo (maior território de conservação de floresta nativa, considerado o último reduto da onça pintada no Estado), "na pequena e simpática cidadezinha de Derrubadas, bem no Norte do Estado".

    — Fomos até lá em março de 2022, em uma folga do trabalho, quando fazíamos um roteiro de dez dias cobrindo os impactos da estiagem nas regiões Norte e Noroeste, para uma série de reportagens para a RBS TV — recorda ela.

    De Derrubadas (a cerca de 480 quilômetros de Porto Alegre) até a entrada do parque, são cerca de 5 quilômetros de estrada asfaltada, em meio à mata. Depois, é preciso percorrer mais um trajeto de carro lá dentro, cerca de 15 quilômetros, e fazer uma pequena caminhada até a margem do rio, para finalmente encontrar o "roncador".

    — Vá com disposição para caminhar pelos lajeados, com um tênis confortável, ou apenas para se sentar e assistir ao espetáculo. As quedas d'água ficam mais visíveis quando o nível do rio está mais baixo. Se der sorte, você pode contemplar quedas de até 20 metros nestas épocas. Quando o nível do Uruguai está muito alto, elas ficam encobertas, não há visualização — ressalta Cris.

    Como o parque é uma área de preservação permanente, é preciso respeitar as regras de visitação. Preste atenção: não é permitido levar caixas de som para ouvir música, fazer churrasco ou caçar e pescar. Também não há hospedagem dentro do parque, mas há opções ao redor. "Vai por mim, você não sentirá falta de nada disso", garante a comunicadora.

    Nas palavras da repórter, "é uma ótima oportunidade para desacelerar a mente e respirar ar puro". 

    Sobre o Salto do Yucumã

    O Parque Estadual do Turvo é administrado pela Macuco Yucumã, concessionária responsável pela área desde 2022. A empresa também detém as operações do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, onde ficam as famosas Cataratas do Iguaçu.

    O parque oferece duas opções de trilhas. A Trilha das Lagoas, com aproximadamente 1,3 mil metros de extensão, permite uma imersão na fauna e flora local. É possível ver pegadas de animais e diversas espécies de árvores, como samambaiaçu, cedro e uma canafístula centenária. 

    Já a Trilha das Onças tem 1,5 mil metros e também permite visualizar a vegetação, além de uma cachoeira e trechos do Rio Uruguai. Segundo a administração do lugar, ambos os passeios possuem dificuldade leve a moderada. 

    No site da concessionária (macucoyucuma.com.br), é possível consultar a vazão do rio e ver imagens ao vivo de câmeras instaladas às margens, para saber como está o nível da água.

     

    *Com informações GZH

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Super Sequência com . 21:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Pub 91

    Amanda Busnello

    17:00 - 22:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    20:00 - 00:00

    FM
    107,9

    Super Sequência

    .

    21:00 - 00:00