Geral
Atualizado em 23/02/2021 às 17:12
Mário Augusto é um dos prefeitos do PP que disputará presidência da Famurs
Aos 30 anos, o prefeito de Dom Pedrito foi reeleito com 84,14% dos votos
Cotado dentro do Progressitas (PP) para assumir a presidência da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) em junho, o prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto de Freire Gonçalves concedeu nesta terça-feira, 23 de fevereiro, entrevista à 104,3 FM.
Durante o bate-papo, Mário Augusto, 30 anos, reeleito prefeito de Dom Pedrito, em novembro de 2020, com 84,14% dos votos falou sobre a possibilidade de assumir a presidência da Famurs, que agrega as 27 associações de municípios do RS. Mário Augusto destacou que para ser presidente da Famurs participará de uma eleição interna do partido. O prefeito de Dom Pedrito também informou que deverá visitar os prefeitos do PP no Estado, para solicitar apoio para a eleição da Famurs.
Mário Augusto também destacou o protagonismo que os prefeitos precisam ter, principalmente, neste momento de pandemia. O prefeito de Dom Pedrito disse que tem participado das reuniões com o Governo do Estado, porque é também presidente da Associação dos Municípios da Região Sudoeste do Estado (Assudoeste Pampa Gaúcho) e explicou que enquanto entidade é necessário o diálogo com o Estado, mas nem sempre os municípios devem se curvar. “Não cabe aos municípios, no meu ponto de vista, somente obedecer, afinal temos que dialogar, é preciso, mas, também, construir a nossa opinião que é forte e deve ser respeitada porque é a opinião dos prefeitos e dos municípios gaúchos”.
Ao ser questionado sobre a imunização contra a Covid-19, Mário Augusto destacou sobre erros e acertos que foram necessários, mas, também elogia o avanço do Governo Federal com o auxílio emergencial, apesar de uma parcela ter se apropriado do recurso de forma indevida.
Conforme um acordo estabelecido, em 2005, as quatro legendas que elegem o maior número de prefeitos do Estado farão rodízio na presidência da entidade. Como o PP foi o partido que com maior número de prefeitos eleitos no RS, em 2020, tem o direito de escolher o presidente da Famurs em 2021.