Agro
Atualizado em 22/11/2025 às 08:30
Milho é entregue a agricultores de Barra Funda, Novo Barreiro e Sarandi após destruição causada pelo granizo
Municípios afetados pelo granizo recebem o apoio emergencial do Estado, com 756 sacas de milho, para retomar a produção
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com as sementeiras participantes do Programa Milho 100% e com a Emater/RS-Ascar, realizou na terça-feira, 18 de novembro, a entrega de 756 sacas de milho aos municípios de Barra Funda, Novo Barreiro e Sarandi, severamente atingidos pela forte chuva de granizo registrada em 3 de novembro.
Leia mais:
Chuva de granizo causa estragos em Sarandi e Barra Funda
Mais de 500 casas são atingidas por granizo e município de Sarandi decreta situação de emergência
Diretamente da Europa, onde cumpre agenda na COP11, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Vilson Luiz Covatti, destacou a relevância da ação emergencial. “Esse milho ajudará os produtores a retomar a sua produção, que infelizmente foi comprometida pela questão climática”, afirmou. Covatti também ressaltou a agilidade da resposta: “Em menos de 15 dias conseguimos articular com as empresas sementeiras e com os municípios, e já estamos entregando o milho aos nossos produtores.”
O primeiro beneficiado em Sarandi, o agricultor Sérgio Milani, que vai utilizar as novas sementes para a produção de silagem, pontuou a importância da iniciativa. “Eu nunca tinha visto uma chuva como a que ocorreu no início do mês. Devastou toda a lavoura. Por isso, essa ajuda da Secretaria é tão importante, pois chegou a tempo de conseguirmos produzir nesta safra”, destacou.
As sementes são dos mesmos lotes adquiridos par o Programa Milho 100%, desenvolvido pela SDR, que busca incentivar a produção de milho no Rio Grande do Sul por meio da oferta de sementes de alta qualidade e suporte técnico aos agricultores familiares.