Menu

28°

Palmitinho - RS
31° max
18° min

Fechar

28°

Palmitinho - RS
31° max
18° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Ministério da Saúde divulga normas da vacinação da Covid-19 em pessoas com comorbidades

    Como a vacinação ocorre em etapas, dependendo das remessas recebidas, a priorização da aplicação ocorrerá em duas fases

    O Ministério da Saúde publicou nota técnica com as diretrizes da vacinação da Covid-19 para o grupo das comorbidades, o próximo a ser contemplado pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI). Comorbidade é quando uma pessoa tem alguma doença ou agravo prévio, a tornando mais vulnerável a complicações da doença.

    No Rio Grande do Sul, há cerca de 1 milhão de pessoas no grupo das comorbidades. Como a vacinação ocorre em etapas, dependendo das remessas enviadas pelo Ministério da Saúde aos Estados

    SAIBA COMO SERÁ A PRIORIZAÇÃO

    Fase 1, serão vacinadas:

    • pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos;

    • pessoas com doenças renais que fazem tratamento por diálise maiores de 18 anos;

    • gestante e puérperas (passaram há menos de 45 dias pelo parto) e têm alguma comorbidade, maiores de 18 anos;

    • pessoas entre 55 anos e 59 anos com comorbidades;

    • pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 anos a 59 anos.

    Na fase 2, será aberta a vacinação para demais pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC e gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes e divididas por idade, assim como ocorre no grupo dos idosos. Após completar a faixa das pessoas de 55 anos a 59 anos, começa a aplicação nas pessoas com 50 anos a 54 anos, depois 45 anos a 49 anos e assim por diante, até os 18 anos.

    De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, municípios que já concluíram a vacinação dos idosos e que já realizaram busca ativa por faltantes poderão avançar a campanha e iniciar a vacinação das pessoas com comorbidade da fase 1.

    A diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde, Ana Costa, ressalta que certamente o Estado não receberá “doses suficientes para vacinar todas as pessoas da fase 1 de uma vez, então, mesmo dentro da priorização elencada pelo Ministério da Saúde, a vacinação ocorre conforme a chegada das vacinas ao Estado”. A expectativa é que essa etapa seja iniciada em maio, em todo o território gaúcho, segundo a diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde.

    De modo geral, a maioria dos municípios estão na fase de vacinar idosos com 61 anos ou mais, dependendo do ritmo da campanha em cada lugar. Para comprovar a doença, a pessoa deverá levar ao posto de saúde um documento médico (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica).

    * Fonte: Governo do RS

    Priscila Nhoatto - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Domingão Alegria com Douglas Biguelini 07:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Galpão Chiru

    Alex Nunes - O Barbicacho

    08:00 - 13:00

    FM
    104,3

    Fogo de Chão

    Idélcio Covatti

    08:00 - 12:00

    FM
    107,9

    Domingão Alegria

    Douglas Biguelini

    07:00 - 12:00