Saúde
Atualizado em 03/10/2025 às 11:34
Multivacinação de crianças e adolescentes começa na próxima segunda, 6
Dia D da campanha será realizado no dia 18 de outubro
A partir da próxima segunda-feira, 6 de outubro, até o final do mês, acontece em todo o país a Campanha Nacional de Multivacinação, voltada a crianças e adolescentes de até 15 anos. Ao todo, estarão disponíveis 19 vacinas do calendário nacional, com o objetivo de ampliar a cobertura e garantir a meta de 90% do público-alvo vacinado.
No dia 18 de outubro, um sábado, será realizado o Dia D da vacinação, quando todas as unidades de saúde do país permanecerão abertas para atender em horário ampliado.
Entre os imunizantes oferecidos estão vacinas contra febre amarela, sarampo, caxumba, varicela, hepatites A e B, influenza e Covid-19. O Ministério da Saúde também anunciou uma ação especial de reforço contra o HPV, voltada a adolescentes de 9 a 14 anos, e a aplicação de doses extras contra a febre amarela para adultos de até 59 anos em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, devido ao aumento de casos.
De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), já foram distribuídas 6,8 milhões de doses adicionais, além da rotina, com apoio financeiro de R$ 150 milhões repassados a estados e municípios.
O diretor do PNI, Eder Gatti, ressaltou a importância da mobilização. “Embora o Brasil seja reconhecido como área livre do sarampo, ainda há riscos devido ao aumento de casos em outros países do continente. A campanha é uma oportunidade para que quem não se vacinou atualize sua caderneta”, destacou.
O Ministério da Saúde também confirmou que, a partir de novembro, todas as gestantes terão acesso à vacina contra a bronquiolite causada pelo vírus sincicial respiratório, garantindo proteção aos bebês nos primeiros seis meses de vida.
Situação no Rio Grande do Sul
No Estado, programas como o Selo Município Amigo da Vacina e o Imuniza Escola RS têm contribuído para retomar a cultura da vacinação e ampliar o acesso, após quedas expressivas nos índices nos últimos anos. Apesar da melhora, a cobertura vacinal ainda permanece abaixo da meta nacional de 90%, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde.
Vacinas do calendário da criança para menores de 7 anos de idade
BCG (tuberculose)
Hepatite B
Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite por Haemophilus influenzae tipo B).
Pólio
Rotavírus
Pneumocócica decavalente
Meningocócica C
Meningocócica ACWY
Gripe (influenza)
Covid-19
Febre amarela
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)
DTP infantil (difteria, tétano e coqueluche)
Hepatite A
Varicela
Vacinas do calendário da criança a partir de 7 anos de idade e do calendário do adolescente
Hepatite B
Febre amarela
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
Dupla adulto (difteria e tétano)
Tríplice bacteriana adulto (difteria, tétano e coqueluche)
Meningocócica ACWY
HPV
Varicela