Saúde
Atualizado em 03/11/2025 às 17:05
Municípios da região recebem certificação "Equipe Amiga da Mãe, Parceria e Criança 2024"
Reconhecimento foi entregue para 22 equipes que atingiram as metas no cuidado com gestantes, bebês e famílias na atenção básica
Durante agenda em Nova Boa Vista, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, realizou a entrega do certificado de Equipe Amiga da Mãe, Parceria e Criança 2024 para equipes da atenção básica de 22 municípios pertencentes à 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).
A certificação reconhece as equipes que oferecem assistência orientada à promoção da saúde, com foco na identificação e encaminhamento de situações de risco, no incentivo à participação do parceiro ou parceira no pré-natal e no puerpério, e no fortalecimento da parentalidade, promovendo um cuidado integral e integrado às famílias.
Foram contemplados os municípios de Barra Funda, Braga, Cerro Grande, Constantina, Dois Irmãos das Missões, Engenho Velho, Gramado dos Loureiros, Lajeado do Bugre, Miraguaí, Nova Boa Vista, Novo Barreiro, Novo Xingu, Palmeira das Missões, Redentora, Ronda Alta, Rondinha, Sagrada Família, São José das Missões, São Pedro das Missões, Sarandi, Três Palmeiras e Trindade do Sul.
De acordo com a coordenadora regional de Saúde, Danusa Begnini, apenas quatro municípios da 15ª CRS não receberam a certificação nesta edição — Boa Vista das Missões, Chapada, Coronel Bicaco e Jaboticaba.
Entre as práticas destacadas pelas equipes estão:
Atenção ao pré-natal da gestante e do parceiro, articulada ao Programa Rede Bem Cuidar, como rede de proteção social;
Desenvolvimento de atividades com grupos de gestantes, estimulando o envolvimento familiar e comunitário;
Criação de espaços de diálogo e escuta qualificada, fortalecendo vínculos e a corresponsabilidade no cuidado.
Durante a solenidade, realizada em auditório lotado, a secretária Arita ressaltou a importância da atenção primária como base do sistema de saúde. “A maior parte dos problemas de saúde podem ser resolvidos na atenção primária. Por isso é tão importante focarmos na prevenção, no cuidado e nos programas estratégicos”, destacou.
De acordo com a secretária a entrega dos certificados apesar de simbólica reafirma o compromisso do Estado em valorizar e fortalecer as equipes de atenção básica, que desempenham papel essencial na promoção da saúde e na proteção da vida desde o início da gestação.