Menu

28°

Palmitinho - RS
29° max
19° min

Fechar

28°

Palmitinho - RS
29° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Mutirão de cirurgias tira mais de 150 pessoas da fila de espera

    Administração de Frederico Westphalen realizou primeira edição da iniciativa entre novembro de 2018 e março de 2019

    Com o objetivo de reduzir o tempo de espera na fila por cirurgias e possibilitar que mais pessoas tenham acesso aos serviços de saúde, a Administração de Frederico Westphalen promoveu, de forma inédita, um mutirão de cirurgias eletivas de diversas especialidades. Nesta primeira edição da iniciativa, 158 cirurgias foram realizadas de novembro de 2018 a março de 2019.

    As cirurgias eletivas são procedimento não-urgentes, que podem ser agendados. Os pacientes atendidos neste período já haviam passado por consultas e exames especializados e receberam encaminhamento para realização do procedimento. O mutirão, portanto, ofertou cirurgias extras, com o objetivo de reduzir a demanda reprimida.

    Orçado no valor de R$ 202.421,00, o projeto foi custeado de maneira integral pelo município, através de cota extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Dentre os procedimentos, foram feitas cirurgias de hérnia, fraturas, bexiga, exploração de vias biliares, reconstrução de ligamentos, entre outros.

    As cirurgias foram realizadas, conforme estabelecido na legislação, nas dependências do corpo clínico dos hospitais localizados na área de abrangência da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Além de contemplar cirurgias e procedimentos, durante o mutirão também foi feito o acompanhamento dos pacientes até a alta médica.

    Segundo a secretária de Saúde de Frederico Westphalen, Marta Chielle, o mutirão foi pensado levando em consideração o número de pessoas na fila. “Quando este projeto foi idealizado, haviam muitas pessoas na fila de espera. Foi feita uma avaliação dos procedimentos e valores e a administração optou por realizar mais este investimento, em benefício dos frederiquenses”, afirmou Marta.

    O prefeito José Alberto Panosso destacou o sucesso do projeto. “A área da saúde é uma prioridade da atual gestão, por isso, trabalhamos fortemente, para sanar essa demanda da comunidade. O processo de espera na fila é muito complicado, por esse motivo investimos para proporcionar o máximo de cirurgias possíveis. A intenção é realizar mais uma edição do mutirão”, destacou.

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Top de Bandas com Vilmar Luza 12:00 - 13:00

    FM
    91,1

    Flashback 91

    Marcinho San

    12:00 - 13:00

    FM
    104,3

    Jornal da Chiru

    Delfo de Souza

    12:00 - 12:50

    FM
    107,9

    Top de Bandas

    Vilmar Luza

    12:00 - 13:00