Saúde
Publicado em 05/12/2025 às 11:01
Mutirão do Dia D contra o câncer de pele identificou 30 casos entre melanoma e não melanoma
Ação no Posto de Saúde Central realizou 154 atendimentos e teve como objetivo a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele
Uma parceria entre a equipe de saúde do município de Frederico Westphalen e o Rotary Club Barril, atendeu 154 pessoas nesta quinta-feira, 4 de dezembro, no Posto de Saúde Central durante mobilização pela saúde da pele: o Dia D contra o Câncer de Pele, iniciativa que integrou a campanha Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. O objetivo foi conscientizar a população sobre os riscos da exposição solar sem proteção e reforçar a importância do diagnóstico precoce.
O evento foi organizado pela Secretaria Municipal da Saúde, com apoio de profissionais voluntários e do clube de serviço, que contribuiu com a doação de punchs dermatológicos — instrumentos utilizados em biópsias e remoção de lesões cutâneas.
Participaram voluntariamente da ação a médica dermatologista Brenda Dallagnol e os médicos Gerson Cristóvão, Michelle Sampaio e Isabella Schneider, que dedicaram o dia à realização de consultas, avaliações e procedimentos gratuitos.
Ao todo, 154 ações foram realizadas durante o mutirão, demonstrando o impacto positivo da iniciativa:
• Pacientes atendidos: 45
• Procedimentos realizados: 52
• Biópsias: 29
• Sessões de crioterapia: 40
• Encaminhamentos para referência em dermatologia: 3
• Casos diagnosticados de câncer de pele não melanoma: 23
• Casos diagnosticados de melanoma: 7
Além de agilizar o acesso da população a atendimentos especializados, o mutirão representou um avanço importante na redução da fila de consultas dermatológicas no município. A secretária municipal de Saúde, Suzan Milani, destacou o engajamento de todos os envolvidos.
– Foi uma ação de grande relevância, que demonstra o quanto o trabalho em conjunto entre poder público, entidades e profissionais voluntários pode transformar realidades. Agradeço ao Rotary Barril, aos médicos voluntários e a toda a equipe da Secretaria de Saúde, que mais uma vez mostrou comprometimento e dedicação com a nossa comunidade–, afirmou.
O Dia D do Dezembro Laranja foi marcado pela solidariedade, pelo cuidado e pela conscientização — um exemplo de como ações integradas podem salvar vidas por meio da prevenção e do diagnóstico precoce.
*Com informações Ascom/FW