Geral
Publicado em 16/11/2022 às 15:25
Nasa lança foguete em teste para voltar à Lua
Esse voo de teste não tripulado, que sobrevoará a Lua sem pousar em sua superfície, busca confirmar se o veículo é seguro para transportar uma tripulação
A Nasa, agência espacial americana, lançou nesta quarta-feira, 16 de novembro, seu novo e gigantesco foguete lunar, o Sistema de Lançamento Espacial (SLS, na sigla em inglês), com o objetivo de preparar o terreno para uma possível presença humana sustentável na superfície da Lua e avançar com os projetos de missões tripuladas a Marte.
O SLS, de 100 metros de altura, é o foguete mais potente já desenvolvido pela Nasa e é a base do programa Artemis, que pretende voltar a levar astronautas à superfície lunar após 50 anos de ausência.
Esta espaçonave, conhecida como Orion, está sem tripulação neste voo em particular, mas se tudo der certo, haverá astronautas a bordo em futuras missões com destino à superfície lunar.
O lançamento desta quarta-feira, 16 de novembro, foi realizado após duas tentativas de lançamento anteriores, em agosto e setembro, que foram abortadas durante a contagem regressiva devido a problemas técnicos. O foguete subiu com uma gigantesca bola de fogo à 1h47 local (3h47 no horário de Brasília) do Centro Espacial Kennedy.
A missão Artemis 1 deve durar 25 dias, com várias etapas delicadas. Cinquenta anos após a última missão Apollo, esse voo de teste não tripulado, que sobrevoará a Lua sem pousar em sua superfície, busca confirmar se o veículo é seguro para transportar uma tripulação.
*Com informações do R7 e BBC News