Geral
Publicado em 16/01/2026 às 15:46
Nova Carteira de Identidade pode ser solicitada pela internet e prazo para troca vai até 2032
Sistema Identidade Fácil já contabiliza mais de 11 mil emissões no Estado no segundo semestre de 2025
Lançada pelo Governo Federal, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) tem como objetivo padronizar o documento de identificação dos brasileiros e unificar o número de registro em todo o país, utilizando o CPF como identificação única. A substituição do modelo antigo pelo novo já está disponível e pode ser feita, em grande parte do processo, sem sair de casa, com prazo final para adequação até 2032.
No Rio Grande do Sul, o Governo do Estado já contabilizou 11.466 emissões da nova carteira de identidade por meio do sistema Identidade Fácil, entre os meses de julho e dezembro de 2025. A ferramenta digital representa um avanço na modernização do serviço público, proporcionando mais agilidade no atendimento e reduzindo filas nos postos de identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP).
Por meio do site do IGP ou do aplicativo Identidade Fácil, disponível para sistemas Android e iOS, o cidadão pode preencher os dados online e enviar a versão digitalizada da certidão de nascimento ou casamento. Para acessar o sistema, é necessário possuir conta ativa no portal gov.br.
Apesar da solicitação inicial ser feita de forma remota, a etapa presencial ainda é obrigatória, ficando restrita à coleta biométrica — digitais e fotografia — realizada mediante agendamento. Cidadãos que já possuem documento emitido no Rio Grande do Sul podem utilizar o sistema digital. Para quem não se enquadra nos critérios, o agendamento presencial tradicional segue disponível.
A CIN amplia a segurança do documento, reduzindo riscos de fraudes, além de facilitar o acesso a serviços públicos e privados. O novo modelo conta com versão física e digital, oferecendo mais praticidade à população.
Para quem optar pelo atendimento presencial, o portal do IGP disponibiliza os endereços dos postos de atendimento. É necessário agendamento prévio.
Documentos necessários
CPF
Certidão de nascimento (pessoas solteiras)
Certidão de casamento (casados ou viúvos)
Certidão de casamento com averbação (separados ou divorciados)