Geral
Atualizado em 22/12/2025 às 08:52
Nova variante do vírus Influenza A é identificada no Brasil
Até o momento foram registrados quatro casos
Uma nova variante do vírus Influenza A (H3N2), do subclado K, tem preocupado autoridades da saúde. Após o alerta epidemiológico, emitido pela Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no início do mês de dezembro, o Ministério da Saúde ampliou as ações de vigilância no Brasil.
Até o momento, foram identificados quatro casos da chamada “Gripe K” no Brasil, uma no estado do Pará (PA), em associação à viagem internacional, e três no Mato Grosso do Sul (MS), que seguem sob investigação para determinar a origem. De acordo com o Ministério, a amostra recolhida no PA foi analisada pela Fiocruz/RJ e as três do MS estão sob análise no Instituto Adolfo Lutz (SP).
As ações adotadas pela pasta incluem a identificação e diagnósticos precoces, investigação e notificação imediata de eventos respiratórios incomuns e o fortalecimento das medidas de prevenção. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente vacinas e um antiviral específico para o tratamento da gripe, que inclui a causada pelo subclado K, indicado principalmente para os grupos prioritários.
O que é um subclado?
Subclado é o nome dado a uma variação genética de um determinado grupo de vírus dentro de um mesmo subtipo. Essas variações, neste caso, fazem parte da evolução natural do vírus influenza e não representam o surgimento de um novo vírus.
Segundo o Ministério da Saúde, não há evidências de com maior gravidade dos casos, no entanto, este subclado apresenta circulação mais intensa e antecipada em relação ao padrão esperado.
Sinais e sintomas
Os sintomas da Gripe K são os mesmos causados pela Influenza, febre, dor no corpo, tosse e cansaço. A recomendação é que com qualquer sinal de agravamento, como falta de ar e/ou piora rápida do quadro, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima.
*Com informações do Ministério da Saúde