Menu

30°

Palmitinho - RS
31° max
17° min

Fechar

30°

Palmitinho - RS
31° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Nove países se unem ao Brics como parceiros oficiais

    Países parceiros poderão participar de cúpulas e endossar declarações

    Nove nações foram anunciadas como países parceiros do Brics.

    Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Nigéria são os primeiros a aderirem à essa modalidade, criada em outubro de 2024, durante a presidência russa do fórum. 

    Os países parceiros são convidados para a Cúpula do Brics, para a reunião de Ministros das Relações Exteriores e podem integrar outros espaços de discussão, após consulta aos países membros e decisão por consenso.  

    Essas nações podem ainda endossar as Declarações de Cúpula do Brics, Conjuntas dos Ministros das Relações Exteriores do Brics, bem como a outros documentos finais. 

    Mais de trinta países já demonstraram interesse em participar do Brics, tanto na qualidade de membros como de parceiros. 

    Hoje, o grupo é formado por 11 membros plenos: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. O Brasil assumiu a presidência rotativa do fórum neste ano e, em julho, irá sediar a reunião dos líderes do Brics. 

    *Informações Rádio Agência 

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Canal Livre com Vilmar Luza 13:00 - 15:00

    FM
    91,1

    Chega Junto

    Helena Knob

    13:00 - 15:00

    FM
    104,3

    Tarde 104

    Amanda Busnello

    13:25 - 15:00

    FM
    107,9

    Canal Livre

    Vilmar Luza

    13:00 - 15:00