Geral
Atualizado em 09/09/2022 às 16:01
Novo ato em defesa do piso da enfermagem é realizado na região
Carreata em Palmitinho reuniu profissionais da categoria de quatro municípios
Mais um ato em defesa do piso salarial nacional da enfermagem foi realizado na região nesta sexta-feira, 9 de setembro. Profissionais da categoria de Palmitinho, Taquaruçu do Sul, Pinheirinho do Vale e Tenente Portela, realizaram uma carreata pelo pagamento pelas principais vias públicas de Palmitinho.
A Lei 14.434/2022, que institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em 4 de agosto. A legislação prevê piso de R$ 4.750 para enfermeiros. Já para técnicos, o valor corresponde a 70% do piso, enquanto auxiliares e parteiras terão direito a 50% desse valor.
Mas, no último domingo, 4 de setembro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso suspendeu o piso salarial nacional da enfermagem e deu prazo de 60 dias para entes públicos e privados da área da saúde esclarecerem o impacto financeiro do piso salarial, os riscos para empregabilidade no setor e eventual redução na qualidade dos serviços.
Nesta semana manifestações semelhantes foram realizadas em Frederico Westphalen e Ametista do Sul.
Confira
Profissionais da Enfermagem realizam ato em defesa do piso da categoria