Geral
Publicado em 10/07/2025 às 16:39
Novo modelo de estacionamento rotativo prevê mais vagas, segurança e retorno dos recursos à comunidade em FW
Secretário de Planejamento apresenta avanços do projeto à Associação Empresarial e destaca melhorias no sistema que será reimplantado no município
O secretário de Coordenação e Planejamento de Frederico Westphalen, engenheiro Valdenir Cadore, juntamente com o secretário da Administração, Ernesto Tarcísio Baggio, e o oficial de Gabinete, Diego Bertoletti da Rocha, participou na tarde desta quarta-feira, 9 de julho, de uma reunião com o presidente Alessandro Dal Piva e membros da diretoria da Associação Empresarial de Frederico Westphalen (AEFW). O encontro teve como objetivo atualizar os representantes do setor empresarial sobre o andamento do processo de reimplantação do estacionamento rotativo no município.
Cadore explicou que está sendo finalizado um estudo técnico minucioso, baseado no antigo edital, com foco na correção de falhas e no aprimoramento do sistema. “Nosso objetivo é oferecer mais vagas, com um modelo moderno e eficiente que atenda à demanda da população e promova maior rotatividade nas áreas comerciais”, afirmou.
Uma das principais novidades é a adoção do modelo de locação de equipamentos, considerado mais vantajoso para o município. O projeto prevê a instalação de 45 parquímetros e a criação de pelo menos 15 pontos de atendimento ao público. Além disso, o pagamento poderá ser feito de seis formas diferentes, incluindo um aplicativo digital.
O sistema contará ainda com reforço na segurança, por meio de dois veículos de vigilância com monitoramento em tempo real, em parceria com a Brigada Militar, e a possível inclusão de zeladoria nas áreas abrangidas pelo estacionamento rotativo.
Atualmente, o projeto está em fase de análise pela equipe jurídica da prefeitura. A próxima etapa será a apresentação formal à Câmara de Vereadores. “Queremos, antes de enviar o projeto para votação, dialogar com os vereadores, esclarecer eventuais dúvidas e ajustar pontos que forem necessários”, explicou o secretário.
Outro destaque é que as notificações de trânsito relacionadas ao uso do estacionamento rotativo passarão a ser de responsabilidade exclusiva do município. Toda a arrecadação será revertida em investimentos na comunidade, sem repasses à empresa prestadora do serviço.
*Com informações Ascom/FW