Geral
Atualizado em 22/11/2025 às 08:30
Oito artistas representam a região no ENART 2025 em cinco modalidades individuais
CTG Rodeio da Querência também disputa na Força B com o grupo adulto em Santa Cruz do Sul
O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART) — considerado o maior festival de arte amadora da América Latina — ocorre de 21 a 23 de novembro, em Santa Cruz do Sul, reunindo competidores de todas as regiões do Estado. A região novamente terá uma presença expressiva no evento, com o CTG Rodeio da Querência, de Frederico Westphalen, dançando na Força B e oito artistas classificados para disputar modalidades individuais.
Leia mais:
CTG Rodeio da Querência apresenta "A Memória Carreteira" neste fim de semana no Enart
As apresentações abrangem cinco categorias: causos, violão, declamação masculina, solista vocal feminino e solista vocal masculino, representando a 28ª RT e a 17ª RT. As modalidades destacam talentos individuais e preservam elementos tradicionais da cultura gaúcha.
Os dois violonistas da região conquistaram troféus na edição de 2024, sendo que Rodrigo Dessbesell Filho, ficou com o 3º lugar na categoria e Gabriel M. Mafalda com o 1º lugar.
Como funcionam as modalidades no ENART
Violão – Concurso Instrumental
O competidor se apresenta individualmente. Antes de subir ao palco, ocorre o sorteio do ritmo que será executado, exigindo domínio técnico e capacidade de improviso do instrumentista.
Causo Gauchesco de Galpão
Modalidade individual em que o concorrente apresenta, ao vivo, um causo tradicional para a plateia e para a comissão avaliadora. A narrativa deve respeitar a tradição oral do gaúcho, com autenticidade e desenvoltura cênica.
Solista Vocal
O intérprete canta uma canção sorteada pouco antes da apresentação, dentre três opções de ritmos distintos. A música pode ter arranjos instrumentais ou ser autoral. A categoria é dividida entre masculino e feminino.
Declamação
Categoria individual que valoriza a poesia regionalista. O concorrente recita um poema — geralmente de autoria de escritores gaúchos — acompanhado por um violonista. A modalidade também é dividida entre homens e mulheres.
Competidores da região no ENART 2025
Causos
• Diego Bertoletti da Rocha – CTG Rodeio da Querência (28ª RT)
Violão
• Rodrigo Dessbesell Filho – CTG Rodeio da Querência (28ª RT)
• Gabriel M. Mafalda – CTG Galpão da Boa Vontade (17ª RT)
Declamação masculina
• Ramiro Grethe Bregles – CTG Galpão da Boa Vontade (17ª RT)
Solista vocal feminina
• Júlia do Amaral Antonini – CTG Galpão da Boa Vontade (17ª RT)
• Tainá Boeri Vieira – CTG Sentinela da Várzea (17ª RT)
• Maria Eduarda Ceccon – CTG Galpão da Boa Vontade (17ª RT)
Solista vocal masculino
• Arthur Koch Vieira – CTG Galpão da Boa Vontade (17ª RT)
O Enart será transmitido pelo canal do Ecos da Tradição, no YouTube.