Agro
Atualizado em 02/12/2025 às 15:56
Oito municípios da região são contemplados com investimentos do Desenvolve RS Rural
Programa do Estado busca ampliar segurança hídrica no meio rural
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, concluiu a primeira rodada de assinaturas dos termos de compromisso do Programa Desenvolve RS Rural – Usos Múltiplos da Água, iniciativa voltada a ampliar a segurança hídrica e fortalecer a agricultura familiar. Ao todo, quarenta e seis associações e cooperativas foram habilitadas a executar projetos de captação, armazenamento, distribuição e usos múltiplos da água, somando mais de R$ 7,4 milhões em investimentos.
Na região, os projetos beneficiam: Novo Tiradentes, Pinheirinho do Vale, Palmitinho, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Palmeiras, Constantina e Liberato Salzano. Ao todo, trinta e cinco municípios gaúchos serão impactados nesta etapa.
No ato que marcou o encerramento da primeira semana de assinaturas, realizado em 28 de novembro, em Santa Cruz do Sul, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, destacou que o programa é estratégico para garantir melhores condições de produção no meio rural. Segundo ele, o modelo fortalece a agricultura familiar e promove o uso eficiente dos recursos públicos “da porteira para dentro”.
A ação utiliza um modelo de financiamento misto: oitenta por cento do valor é a fundo perdido pelo Feaper e vinte por cento é pago pelos beneficiários em até oito anos, com três anos de carência e cinco para quitação. Entre as iniciativas previstas estão perfuração de poços, construção de reservatórios, implantação de sistemas de irrigação, redes de abastecimento, açudes e demais estruturas de manejo da água.
Nesta semana mais municípios serão contemplados, as assinaturas devem ocorrer no município de Travesseiro, no Vale do Taquari.