Geral
Atualizado em 04/07/2025 às 17:38
Onça-parda é resgatada em Palmeira das Missões e devolvida à mata
A espécie é ameaçada de extinção, com aparição do animal a orientação é de que a população evite áreas de mata, especialmente à noite
Uma onça-parda foi resgatada nesta quinta-feira, 3 de julho, por policiais do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) no interior de Palmeira das Missões.
A guarnição foi acionada após informações sobre a captura do animal, também conhecido como leão-baio ou puma, em uma propriedade rural. A espécie é protegida por lei e ameaçada de extinção.
No local, o responsável relatou que o felino foi contido após ataques a rebanhos de ovelhas. Os policiais identificaram o animal como um adulto aparentemente saudável, de grande porte e sem ferimentos visíveis.
Após análise de imagens e de informações por uma médica veterinária da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, foi autorizada a soltura do animal em uma mata nativa preservada. Segundo o batalhão, a área de 70 hectares tem condições adequadas para a espécie.
A armadilha usada para a captura foi apreendida e destruída. A onça-parda é o segundo maior felino do Brasil, presente em todos os biomas do território nacional. A espécie vive em florestas, savanas e, eventualmente, em áreas modificadas como plantações e pastagens.
Orientações à população
Diante da aparição ocasional desses animais em zonas rurais com a presença de humanos, a Brigada Militar orienta a população a adotar as seguintes medidas de segurança:
- Evitar qualquer tipo de contato ou contenção por conta própria
- Não tente, de forma alguma, capturar o animal
- Evite adentrar áreas de mata, especialmente à noite
- Mantenha residências bem iluminadas durante o período noturno
- Proteja animais domésticos, especialmente à noite
- Evite deixar restos de alimentos expostos
- Destine corretamente o lixo doméstico
- Caso o animal seja visto, as orientações são as seguintes:
- Não tente acuar ou alimentar o animal
- Mantenha a calma e evite movimentos bruscos
- Evite aglomerações, filmagens ou fotografias
Ligue imediatamente para as autoridades. Centro de Operações Policiais Militares: (51) 98437-6920 ou 3º BABM: (54) 3335-8350.
Fonte: GZH