Segurança
Atualizado hoje às 09:53
Operação apreende 77 galos mantidos em possível local de rinhas em Alpestre
Aves apresentavam amputação dos esporões e estavam em estrutura identificada como rinhadeiro. O responsável pelo local responderá por maus-tratos
Uma operação de fiscalização realizada nesta segunda-feira, 14 de setembro, resultou na apreensão de 77 galos da raça Mura que eram mantidos em condições que indicavam possível utilização em rinhas, no interior de Alpestre. A ação foi realizada por policiais militares em conjunto com agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A fiscalização teve como objetivo combater o comércio ilegal de animais silvestres e a manutenção irregular de espécimes da fauna em cativeiro. A operação foi desencadeada após uma denúncia sobre possíveis maus-tratos e manutenção ilegal de aves silvestres.
Durante a inspeção, acompanhada por uma médica-veterinária, foi constatado que os galos apresentavam amputação dos esporões, procedimento invasivo e incompatível com as características naturais das aves e frequentemente associado à preparação de animais para combates.
No local, as equipes também encontraram um rinhadeiro, estrutura artesanal destinada à realização de lutas entre galos. A estrutura, juntamente com as condições e lesões identificadas nas aves, reforçou os indícios de submissão dos animais a situações de maus-tratos.
Diante das irregularidades, foram adotadas as medidas administrativas e legais cabíveis. Os 77 galos e a estrutura utilizada para os combates foram apreendidos, e o responsável pelo local responderá pelo crime de maus-tratos a animais.
A rinha de galos é uma prática ilegal e configura crime ambiental, além de representar uma violação ao bem-estar dos animais.
*Com informações BPAmb