Segurança
Atualizado em 29/09/2025 às 08:56
Operação Barcaço em Iraí apreende mais de mil metros de redes e espinhéis ilegais
A ação no Rio Uruguai tinha a pretenção de recolher os lixos nas margens do rio e coibir a pesca ilegal
No sábado, 27 de setembro, a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (3º BABM) – Grupamento de Polícia Ambiental de Frederico Westphalen, participou da Operação Barcaço – Lixo Zero, Pesca Ilegal Zero, realizada no Rio Uruguai, em Iraí.
A ação contou com a participação de sócios da Sociedade de Amigos da Flora e Fauna de Iraí (Safira), Brigada Militar, Polícia Civil, Patrulhas Ambientais do RS e Santa Catarina, cursos de Biologia de instituições regionais, além de voluntários da comunidade.
A iniciativa, por parte da Polícia Ambiental teve como objetivo intensificar o patrulhamento e a fiscalização embarcada.
Durante a ação, foram apreendidos aproximadamente 840 metros de redes de pesca de malhas diversas, sem identificação, além de 230 metros de espinhéis. Todo o material foi retirado do ambiente aquático, contribuindo para a preservação da fauna local.
Também foram abordadas três embarcações e identificados cinco pescadores profissionais, sem registro de irregularidades. Conforme prevê a legislação ambiental, o material apreendido será inutilizado.
Recolhimento de lixo
Com a participação de cerca de 30 embarcações da comunidade, a ação, também retirou m grande volume de lixo das águas e margens do rio.
Durante o trajeto, foram recolhidos plásticos, latas, vidros e outros materiais descartados irregularmente. O resíduo será destinado de forma adequada, com parte encaminhada para reciclagem.
Com o lema “Pesca Predatória Zero, Lixo Zero”, o movimento buscou unir preservação ambiental, lazer e integração comunitária. Para os organizadores, o resultado reforça a importância de ações coletivas em defesa do rio Uruguai.
O sucesso do Barcaço da Integração abre caminho para que a iniciativa, realizada no espaço da Safira, se torne um evento fixo no calendário regional, ampliando sua abrangência nos próximos anos.
*Informações BABM