Segurança
Publicado em 30/10/2025 às 09:21
Operação foca em organização criminosa de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro que teria sede em Passo Fundo
Ação conjunta com a Polícia Civil e Brigada Militar investiga grupo acusado de lavagem de dinheiro e tráfico transnacional
A Polícia Federal, em atuação conjunta com a Polícia Civil e com o apoio da Brigada Militar, deflagrou na última sexta-feira, 24 de outubro, a Operação Área 51, que investiga uma organização criminosa sediada em Passo Fundo (RS), suspeita de atuar no tráfico transnacional de drogas e na lavagem de dinheiro.
A operação contou com 69 medidas judiciais expedidas pela Justiça Federal — entre elas, 23 mandados de busca e apreensão, sete prisões preventivas, nove prisões temporárias e o bloqueio de contas bancárias de 30 pessoas físicas e jurídicas. Além disso, a Justiça Estadual determinou o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão. As ações ocorreram em Passo Fundo (RS), Lajeado (RS), Balneário Gaivotas (SC) e Cascavel (PR).
A Justiça Federal também decretou a interdição de três empreendimentos construídos em área federal, com o objetivo de interromper o fluxo de lavagem de dinheiro e permitir a retomada dos imóveis pela União.
A investigação teve início após a apreensão de 100 quilos de drogas em 2023, durante uma fiscalização no posto fiscal de Goio-Em, em Nonoai (RS). A carga, proveniente de Cascavel (PR), era amparada por nota fiscal adulterada e tinha como destino Passo Fundo. No mesmo ano, outra apreensão de 83 quilos de cocaína foi realizada na cidade, vinculada ao mesmo grupo criminoso.
Durante as investigações, os policiais identificaram que o grupo, comandado por um homem preso no Presídio Regional de Passo Fundo, comprava drogas na fronteira e distribuía na região. O principal investigado e seus comparsas invadiram uma área federal para construir três empreendimentos comerciais, usados para lavar o dinheiro obtido com o tráfico.
Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.
*Informações PF