Segurança
Publicado em 01/12/2025 às 08:47
Operação Papai Noel 2025 reforça segurança no comércio gaúcho
Brigada Militar intensifica policiamento em todo o Estado para prevenir crimes durante o período de fim de ano
A Brigada Militar deu início, nesta quinta-feira, 27 de novembro, à Operação Papai Noel 2025 em todo o Rio Grande do Sul. A Durante a solenidade, em Porto Alegre, o Comandante-Geral da Corporação, coronel PM Cláudio dos Santos Feoli, destacou a redução de diversos indicadores criminais no Estado.
– Entre janeiro e outubro reduzimos 24% os homicídios dolosos e 17% os roubos a estabelecimentos comerciais, financeiros e de ensino–, afirmou Feoli, ressaltando o comprometimento do efetivo em todos os municípios gaúchos.
A Operação Papai Noel segue até 31 de dezembro, com o objetivo de reforçar a segurança diante do aumento do movimento nas áreas comerciais em razão das compras de fim de ano. A ação envolve os 21 Comandos Regionais de Polícia Ostensiva, além do Comando de Polícia de Choque (CPChq) e do Batalhão de Aviação (BAvBM). Segundo o comandante-geral, mais de cinco mil policiais e duas mil viaturas estarão empregados diariamente.
Principais ações
Reforço do policiamento ostensivo em áreas comerciais
Análise de dados criminais e inteligência
Orientação à população sobre segurança em locais de grande circulação
Maior interação entre policiais e comerciantes
Adequação do policiamento às necessidades de cada região
Ações na região
7° BPM – Três Passos
Na manhã desta quinta-feira, o 7° Batalhão de Polícia Militar realizou o lançamento regional da Operação Papai Noel 2025, que contempla 21 municípios. A iniciativa reforça o policiamento em horários de maior fluxo e pontos sensíveis, ampliando a presença ostensiva para coibir delitos e aumentar a sensação de segurança.
39° BPM – Palmeira das Missões
O 39° BPM também lançou oficialmente a operação, destacando ações preventivas, patrulhamento a pé e motorizado, abordagens qualificadas e presença reforçada nos centros comerciais. A formatura contou com autoridades e representantes do comércio local.
37° BPM – Frederico Westphalen
A Operação Papai Noel foi lançada nesta sexta-feira, 28, marcando o início do reforço policial em toda a área atendida pelo batalhão. Conforme a comandante do Batalhão, major Nédia Giacomini, o objetivo é ampliar a segurança, prevenir furtos, roubos e golpes, além de oferecer suporte direto à comunidade durante o período de maior circulação no comércio.
Na área do 37° BPM, o reforço inclui patrulhamento a pé, pontos-base em áreas estratégicas, ações de polícia comunitária, patrulhamento motorizado intensificado e uso das novas viaturas Hilux entregues à unidade.
Nos últimos anos, a operação tem mostrado impacto positivo na área de atuação do 37º BPM, com redução de furtos e roubos, maior sensação de segurança e presença ampliada da Brigada Militar em áreas sensíveis.
*Com informações BM