Menu

20°

Palmitinho - RS
33° max
19° min

Fechar

20°

Palmitinho - RS
33° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Operação Resposta cumpre mandados em Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Lajeado do Bugre

    Ação tem como foco desarticular organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, homicídios e lavagem de dinheiro no Estado

    Na manhã desta quarta-feira, 12 de novembro, a Polícia Civil deflagrou a Operação Resposta, com o objetivo de combater uma organização criminosa com atuação em diversos municípios do Rio Grande do Sul, incluindo Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Lajeado do Bugre, além de outras cidades da Região Metropolitana e do interior do Estado. A ação foi coordenada pela 4ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (4ª DIN/Denarc).

    Ao todo, foram cumpridos 35 mandados de prisão preventiva e 35 mandados de busca e apreensão nos municípios de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Lajeado do Bugre, Rosário do Sul, Canoas, Charqueadas e Porto Alegre, além de áreas rurais usadas como pontos de armazenamento e circulação de drogas.

    Cerca de 185 policiais civis participaram das diligências, que resultaram em 26 prisões e na apreensão de três armas de fogo.

    De acordo com a delegada regional da 14ºDelegacia do Interior, Alini Dequi Palma, dois dos presos na operação de hoje já estavam presos, indiciados pelo homicídio do Prefeito de Lageado do Bugre e a mulher que foi presa no município havia sido presa alguns meses atrás por tentativa de homicídio contra policiais civis aqui da região, em razão de disparos efetuados durante um cumprimento de mandado de busca e apreensão.

    A investigação é um desdobramento da Operação Leviatã, deflagrada em 2024, que havia apreendido cerca de 1,8 tonelada de maconha. As novas diligências identificaram a existência de uma estrutura criminosa organizada e financeiramente robusta, responsável pela movimentação de mais de 8 toneladas de maconha, 200 quilos de cocaína e 400 quilos de crack em um período de dois meses — movimentando cerca de R$ 25 milhões no mercado ilegal.

    De acordo com a delegada Ana Flávia Leite, titular da 4ª DIN/Denarc, a Operação Resposta foi deflagrada após novas evidências que apontaram para a atuação de três núcleos interligados: o logístico, responsável pela distribuição dos entorpecentes; o financeiro, voltado à lavagem de dinheiro; e o prisional, de onde partiam ordens e estratégias, inclusive de dentro de unidades federais.

    Ainda conforme a delegada, há indícios de que integrantes do grupo tenham participado da execução de um agente político municipal e do planejamento de atentado contra uma magistrada, fatos investigados em procedimentos paralelos. “A investigação demonstra o grau de estrutura e violência dessa organização, que utiliza métodos de contravigilância, empresas de fachada e movimentações financeiras complexas para dissimular o lucro obtido com o tráfico”, destacou.

    Leia mais

    Polícia Civil prende indiciados por assassinato de prefeito de Lajeado do Bugre

    O diretor do Denarc, delegado Carlos Wendt, ressaltou que a operação busca enfraquecer as bases econômica e logística das facções. “O foco é atingir a organização em sua estrutura, impedindo sua capacidade de regeneração e rearticulação”, afirmou.

    Já o diretor de Investigações do Denarc, delegado Alencar Carraro, destacou que o trabalho demonstra como o narcotráfico opera em redes sofisticadas e interligadas. “A resposta do Estado precisa ser técnica e articulada, como vem sendo conduzida pelo Denarc em todo o Rio Grande do Sul”, frisou.

    A Operação Resposta foi realizada no âmbito da Operação NÁRKE, coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Senasp/MJSP, que integra as forças de segurança pública em ações de combate ao tráfico de drogas em todo o país.

    *Com informações PC/RS

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: A Voz do Brasil com . 21:00 - 22:00

    FM
    91,1

    A Voz do Brasil

    .

    21:00 - 22:00

    FM
    104,3

    A Voz do Brasil

    .

    21:00 - 22:00

    FM
    107,9

    A Voz do Brasil

    .

    21:00 - 22:00