Menu

18°

Palmitinho - RS
31° max
17° min

Fechar

18°

Palmitinho - RS
31° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Outono promete chuvas irregulares e temperatura acima da média no RS

    Estação teve início no Brasil nesta quinta-feira, 20 de março, às 6h01

    O outono, considerada a estação mais bonita do ano, teve início no Brasil nesta quinta-feira, 20 de março, às 6h01 (horário de Brasília). A estação é a transição entre o verão quente e úmido e o inverno fresco e seco, principalmente no centro do Brasil.  

    A estação é caracterizada por incursões de massas de ar frio oriundas do sul do continente que provocam o declínio das temperaturas do ar, principalmente na Região Sul e parte da Região Sudeste.

    Durante este período, observam-se as primeiras ocorrências de fenômenos adversos, típicos do período, como nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e em Mato Grosso do Sul e neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul.

    A tendência para o outono é que as condições permaneçam neutras, sem o evento clássico El Niño. 

    Como fica a região Sul neste outono

    A previsão indica condições desfavoráveis para as chuvas, com predomínio de chuvas irregulares e abaixo da média histórica principalmente sobre os estados do Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. No centro-sul do Rio Grande do Sul, a expectativa é de condições de chuvas variando entre próximas a acima da média.

    Quanto às temperaturas, a previsão indica predomínio de valores acima da média histórica em grande parte da região. Entretanto, não se descarta a entrada das primeiras incursões de massas de ar frio em 2025 nos próximos meses, que podem provocar declínio de temperaturas na região, e de forma mais acentuada em regiões de maior altitude.

    Este cenário não é favorável para a agricultura gaúcha. Para o estado, não é esperado que o grande défict de chuvas que foi se acumulando durante o verão se normalize. A situação levou mais de 200 municípios à decretação de emergência. Outro ponto que preocupa é o milho safrinha, que com a escassez da chuva, pode ter perdas significativas. 

    *Informações Agência Brasil e MetSul Meteorologia

    Amanda Busnello - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Super Sequência com . 00:00 - 07:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 06:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Super Sequência

    .

    00:00 - 07:00