Últimas
Atualizado em 17/09/2025 às 15:19
Palestra em Caiçara debate o cuidado com a saúde mental de agricultores
"Você não está sozinho" foi conduzida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, de Ametista do Sul
A Secretaria Municipal de Caiçara, em parceria com a Emater/RS - Ascar, promoveu nesta segunda-feira, 15 de setembro, a palestra "Você não está sozinho", conduzida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), de Ametista do Sul.
A ação faz parte da campanha Setembro Amarelo – mês dedicado ao cuidado com a saúde mental e à valorização da vida –, e teve como objetivo conscientizar sobre a importância do acompanhamento psicológico. De uma forma leve e acessível, e responsável, foram abordados temas sensíveis como a necessidade de autoconhecimento, o respeito aos próprios limites e a coragem de buscar ajuda quando necessário.
A palestra foi direcionada especialmente a agricultores, mas a comunidade caiçarense foi amplamente convidada e participou do encontro, aproveitando a oportunidade para conhecer melhor o trabalho realizado pelo Cerest — parceiro de Caiçara e de dezenas de municípios da região na promoção de ações educativas e de prevenção em saúde do trabalhador.
ESF 1 também realizou ações com grupos da terceira idade
Na tarde da última quinta-feira, 11 de setembro, a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) 1, promoveu uma ação junto ao grupo da terceira idade da Linha Perau.
Foram realizados atendimentos de rotina como aferição de glicemia capilar, peso, altura e pressão arterial, reforçando a importância do cuidado preventivo e do acompanhamento constante da saúde.
Além disso, a psicóloga presente conduziu uma roda de conversa sobre saúde mental e valorização da vida, reforçando o tema central da campanha de setembro.
Assim como a equipe do ESF 2, que já realizou atividades semelhantes, o ESF 1 também demonstra seu compromisso com a saúde integral e o bem-estar da população idosa. Ao longo do mês, os demais grupos da terceira idade também receberão ações alusivas ao Setembro Amarelo, fortalecendo ainda mais a rede de cuidados no município.
*Com informações Ascom/Caiçara