Menu

28°

Palmitinho - RS
29° max
19° min

Fechar

28°

Palmitinho - RS
29° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Palmeira das Missões poderá ter usina de biogás

    A administração Municipal recebeu investidores do setor na última semana

    Uma comitiva da Rio Grande Energia (RGE) e da Associação Brasileira de Biogás Metano (ABBM) esteve na Prefeitura de Palmeira das Missões na quinta-feira, 25, para falar a respeito de um projeto de transformação de rejeitos de lixo em energia, através da implantação de uma usina de Biogás Metano.

    De acordo com o coordenador do projeto, Marcos Moreira, o Biogás Metano seria produzido a partir de rejeitos orgânicos. “No plano municipal dependemos de concessões de uso de longo prazo dos municípios interessados e, no plano estadual, que o governo nos ajude na obtenção de licenças ambientais, que é o mais difícil”, afirmou.

    Essa forma de produzir energia a partir de rejeitos está crescendo no Brasil, pois se utiliza da parte orgânica do lixo, que é aquela composta principalmente de restos de comida, podas de árvore ou qualquer resíduo de origem animal ou vegetal. O composto leva aproximadamente seis meses para se decompor e virar gás metano, um gás de efeito estufa e fácil combustão.  

    Ao todo, são cinco etapas. Entre elas a trituração e o armazenamento do combustível derivado dos rejeitos, que já é o final da transformação do lixo. Depois disso, o material é submetido a altas temperaturas dentro de uma caldeira. Nesse processo não há fogo nem queima do lixo.

    A proposta foi apresentado ao secretário da Administração, Miguel Curry; o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Flávio Ferrari e as servidoras da secretaria Serenita Galli e Samara Follmann; a vereadora e vice-presidente do Legislativo Municipal, Karin Uchôa; o gerente municipal de convênios, Ademar Camara, com a presença do o presidente da Associação Brasileira de Biogás Metano, Mário Coelho, o investidor Marcos Moreira, e o Conselheiro dos Consumidores da RGE, Carlos Minussi. O encontro foi realizado por intermédio da assessoria de gabinete do Senador Luis Carlos Heinze.

    *Com informações Ascom/Palmeira das Missões

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Canal Livre com Danilva Oliveira 13:00 - 15:00

    FM
    91,1

    Chega Junto

    Helena Knob

    13:00 - 15:00

    FM
    104,3

    Chamada Regional

    Giovane Sabino

    13:00 - 13:15

    FM
    107,9

    Canal Livre

    Danilva Oliveira

    13:00 - 15:00