Geral
Atualizado em 02/07/2020 às 11:02
Palmitinho completa 15 dias sem registro de casos de dengue
Município teve mais de 130 pessoas infectadas
Com a chegada do inverno e depois de várias ações da administração municipal, através da secretaria de saúde, para combater a proliferação do mosquito transmissor do vírus Aedes Aegypti, o município de Palmitinho completa quinze dias sem o registro de nenhum caso de dengue.
De acordo com a secretária municipal de saúde, Cleusa Danete de Césaro, no total foram confirmados através de exames laboratoriais 138 casos de dengue. O primeiro caso foi confirmado em fevereiro e durante cerca de três meses o número disparou. Todos os pacientes estão recuperados. Cleusa atribui a diminuição da infestação graças as ações que foram desenvolvidas, principalmente a aplicação do fumacê feita em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.
O inseticida foi aplicado em todas as ruas do perímetro urbano por quatro ocasiões em dias alternados. Além disso, foram realizados vários mutirões de limpeza na cidade e interior, sendo recolhidas dezenas de cargas de lixo que estavam em residências e terrenos baldios. Cleusa espera que essa tranquilidade - no que se refere a dengue - prossiga, e que toda a situação negativa vivida nos últimos meses possa servir de exemplo e reflexão para os próximos anos. Lembrando que o mosquito transmissor do vírus Aedes Argypti se desenvolve em água parada, por isso a importância de manter os pátios limpos e não deixar água acumular em qualquer tipo de recipiente.
Segundo Cleusa, a preocupação dos profissionais da saúde agora se voltam para os casos de Covid-19. O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria municipal de saúde mostra que Palmitinho possui até o momento dez casos confirmados da doença. Desse total, Cleusa enfatiza que nove estão em isolamento domiciliar e apenas um precisou ser hospitalizado, porém todos apresentam sintomas leves e alguns são assintomáticos.