Arquivo
Atualizado em 30/11/2017 às 15:31
Palmitinho - Mais de 400 propriedades não vacinaram gado contra Aftosa
A informação é do escritório municipal da Inspetoria Veterinária. Hoje é o último dia para vacinar os bovinos e bubalinos contra a Febre Aftosa, conforme determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Secretaria Estadual da Agricultura. Porém o índice de inadimplência em Palmitinho surpreende.
Até o momento pouco mais de 65 por cento dos produtores vacinaram os animais, sendo que os 35 por cento restantes correspondem a mais de 420 propriedades.
Até o início da tarde de hoje ainda restavam algumas doses da vacina na Agropecuária Martins, única do município credenciada a vencer as doses que custam 2 reais a unidade. A Inspetoria Veterinária reforça que a campanha não será prorrogada como ocorreu em algumas ocasiões e lembra que os agricultores que não vacinaram o rebanho serão imediatamente multados pelo MAPA.
No Rio Grande do Sul a vacinação da Aftosa acontece em duas etapas, sendo a primeira delas no mês de maio e a segunda em novembro. O governo trabalha para declarar o RS zona livre de febre Aftosa sem vacinação a partir de 2019, o mesmo patamar de Santa Catarina. Na visão do Estado esse status facilita a exportação de carne bovina para outros países da Ásia e Europa, além de demonstrar mais confiança e segurança na sanidade animal para os mercados exportadores. Jornalismo Grupo Chiru Comunicações