Saúde
Publicado em 15/09/2025 às 15:17
Palmitinho promove palestra sobre prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo
Psicólogo Abel Petter conduz atividade em três turnos com foco na prevenção e no cuidado com a saúde mental
Como parte das ações do Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da vida e à prevenção ao suicídio, o município de Palmitinho realiza, nesta segunda-feira, 15 de setembro, uma palestra especial com o tema “O que devemos saber para prevenir”. A atividade é conduzida pelo psicólogo e especialista em prevenção ao suicídio, Abel Petter.
Promovida pelas secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, a palestra acontece no Salão Paroquial em três momentos: nos turnos da manhã, tarde e noite, com participação de alunos e professores das redes municipal e estadual de ensino e comunidade em geral.
O Setembro Amarelo é uma campanha nacional que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio, incentivando o diálogo, o acolhimento e o apoio a quem precisa.
Em entrevista ao Grupo Chiru, a secretária de Saúde, Berenice Lopes, destacou a importância da união entre as secretarias e da abertura para o debate sobre o tema. “É preciso falar sobre o assunto para incentivar que as pessoas que passam por momentos difíceis e de crise não tenham receio de buscar ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha”.
A secretária lembrou ainda que o município conta com uma rede de apoio e acolhimento, incluindo atendimento psicológico na Unidade de Saúde.
Zanete da Silva, coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), ressaltou que os grupos de convivência de jovens, idosos e mulheres contribuem para a melhoria da saúde mental, oferecendo lazer, interação e troca de experiências, fatores que ajudam a evitar o isolamento social.
Já a secretária de Educação, Mari Piaia Balestrin, enfatizou as ações de cuidado e prevenção no ambiente escolar. Segundo ela, a rede municipal de ensino dispõe de equipe multidisciplinar, com psicóloga e assistente social, que atua com escuta especializada, acolhimento e orientação a alunos e famílias que necessitam de apoio.