Menu

19°

Palmitinho - RS
30° max
19° min

Fechar

19°

Palmitinho - RS
30° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Palmitinho realiza projeto de incentivo a implantação de cisternas

    Sistema é fundamental para prevenir efeitos de futuras estiagens

    Entre as ações realizadas para prevenir futuras estiagens em Palmitinho está o incentivo a implantação de cisternas, sistema de armazenamento de água da chuva, que garante uma significativa reserva de água para o abastecimento de propriedades com criação de animais.

    O sistema consiste em um reservatório que faz a captação e armazenamento da água da chuva através de calhas que levam a água até as cisternas. É um equipamento economicamente sustentável e seguro utilizado para o reaproveitamento da água no uso doméstico ou para a dessedentação animal, explica o Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Cleber Luís Sponchiado. “Com a forte estiagem que vem afetando o município a cerca de dois anos, iniciativas como estas são muito importantes para garantir ao produtor uma água de qualidade com um sistema sustentável”, destaca o Secretário.

    De acordo com a pasta, o investimento é ainda mais importante em se tratando de propriedades produtoras de aves e suíno, onde o consumo de água é maior e demanda de melhor qualidade da água oferecida. “O sistema de cisternas garante uma qualidade superior à de poços artesianos e além de garantir o abastecimento das propriedades, reduz custos de transporte de água pelo município”, relata Sponchiado.

    Em Palmitinho, os produtores, Sebastião Franscisco Pastório da Linha Esquina do Comércio, Eloir Pagno da Linha Ponte do Guarita e Eleandro Lisik da Linha Seca, já aderiram ao sistema que tem o incentivo do município com a abertura de vala, auxílio com aterro e terraplanagens. O maior investimento está na propriedade de Eleandro Lisik, onde o sistema tem capacidade de armazenar até 2 milhões de metros cúbicos de água.

    Além do incentivo do município, o sistema de cisternas vem se torando uma exigência das empresas integradoras de aves e suínos, o que deve elevar o número de investimentos no próximo período.

    *Com informações Ascom Prefeitura de Palmitinho

    None
    No Ar: Tá na Hora com Edinei Dal Asta 08:00 - 10:00

    FM
    91,1

    De Prosa e Mate

    Alex Nunes - O Barbicacho

    07:00 - 09:00

    FM
    104,3

    Manhã News

    Delfo de Souza com a participação da equipe de Jornalismo do Grupo Chiru

    07:15 - 10:00

    FM
    107,9

    Tá na Hora

    Edinei Dal Asta

    08:00 - 10:00