Arquivo
Atualizado em 20/02/2018 às 10:34
Palmitinho - Reunião trata sobre mudanças na gestão de dejetos no interior
Estiveram presentes neste mês nas dependências da prefeitura de Palmitinho, gestores municipais, empresas de assessoria ambiental e de crédito, agências financeiras, Emater e integradoras JBS e Adelle Foods, para discutir a temática dos dejetos.
Em primeiro momento foi feita uma apresentação de cada representante e após o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Elisandro da Silva, introduziu sobre a importância do assunto frente o passivo ambiental gerado e a representatividade da suinocultura no município.
Posteriormente, Jean Candaten, gestor ambiental, apresentou uma nova proposta para futuras construções e ampliações da atividade, onde se deve priorizar a viabilidade ambiental, pela disposição dos dejetos, de forma que as entidades envolvidas sejam interligadas no desenvolvimento sustentável.
Candaten propõe que para encaminhar as próximas licenças de ampliações e renovações será exigido um controle mais eficiente para a destinação dos dejetos, sendo regulada a aplicação por meio de recomendação técnica com base em análises de solo, densidade dos dejetos e culturas cultivadas na área, com projeção de 2 a 4 anos.
As entidades presentes deram suas contribuições e definiu-se em trabalhar em conjunto para a sustentabilidade da atividade.
Para dar encaminhamento a reunião definiu-se a promover um encontro com os suinocultores, a fim de explicar as mudanças na gestão dos dejetos e dar ciência da responsabilidade sobre o uso racional destes, assim como o controle no consumo de água nas pocilgas.
Assessoria de Imprensa
Jornalismo Grupo Chiru Comunicações