Menu

31°

Palmitinho - RS
32° max
18° min

Fechar

31°

Palmitinho - RS
32° max
18° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Palmitinho, Seberi, Ametista do Sul e Frederico Westphalen são os municípios com mais doadores de sangue da região

    Campanha “Cada Gota Conta” ultrapassa mil doações e reconhece municípios que mais mobilizaram doadores

    A Secretaria Municipal da Saúde de Frederico Westphalen, em parceria com a Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP) e o Hemopasso de Passo Fundo, realizou na manhã desta quarta-feira, 19 de novembro, a 18ª coleta de sangue do ano, no Posto Ayres Cerutti, mas a manhã teve um tom especial, de homenagens aos municípios que mais conseguiram mobilizar doadores e à assinatura do convênio entre o município e Estado regulamenta o posto de Frederico Westphalen como um ponto de coleta de sangue externo ao hemocentro.

    Ao ultrapassar a marca de mil doações de sangue somente em 2025 resultado direto da mobilização promovida pela campanha regional “Cada Gota Conta”, idealizada pelas primeiras e segundas-damas dos municípios da AMZOP, a secretária municipal da Saúde, Suzan Milani, organizou uma certificação as quatro cidades que mais trouxeram doadores - Palmitinho, Seberi, Ametista do Sul e Frederico Westphalen. 

    Também foram homenageados a enfermeira Graziela Salton, que atuou na coordenação do Banco de Sangue e atualmente integra a equipe do SAMU, e a equipe do Hemopasso de Passo Fundo, representada pela coordenadora-geral Claudete Mistura Dóro, em reconhecimento ao trabalho e à parceria com o município.

    O momento contou ainda com uma apresentação especial da música “Cada Gota Conta”, composta por Saimon Stival da Costa e pela secretária Suzan Milani, criada especialmente para fortalecer a campanha e estimular novas adesões à causa.

    A segunda-dama de Frederico Westphalen, Isabel Francescatto, aproveitou a oportunidade para comentar a iportância da mobilização e, principalmente da participação comunitária. "Vamos divulgar a campanha ainda mais, vamos fazer sempre mais para termos doadores e poder ajudar todos que precisarem", comentou

    A primeira-dama de Palmitinho, Terezinha Barth, destacou o avanço da mobilização no município, que entra no quarto ano consecutivo de campanhas voluntárias, com o registro de um aumento de 30% no número de doadores. “Palmitinho está de parabéns. A nossa comunidade é um elo importante dessa ação, que surgiu das campanhas que já realizávamos. E o que mais me deixa feliz é que nunca mais precisamos fazer campanhas de urgência. Desde que começamos, não faltou mais sangue no estoque da região”, afirmou.

    O secretário de Saúde de Ametista do Sul, André da Silva, também ressaltou o engajamento da comunidade. “Temos grupos de WhatsApp e mobilizamos a comunidade sempre que necessário. Receber esse certificado nos motiva a fortalecer ainda mais essa campanha, para que sigamos sendo exemplo para a região”, disse.

    Representando a Secretaria da Saúde de Seberi e também a presidência da AMZOP, o secretário João dos Santos Lopes reforçou que o trabalho é contínuo e que deve buscar ao longo de 2026 agregar mais cidades. “Hoje temos 14 dos 28 municípios da AMZOP fazendo parte da campanha e vindo fazer doações. Queremos ampliar isso e, quem sabe, ter os 28 municípios colaborando. Como secretário da nossa cidade, não posso deixar de agradecer cada doador. Foram eles que nos deram esse certificado, e são eles que ajudam milhares de pessoas. Se chegamos a mil coletas e cada doação pode salvar até quatro vidas, faz a conta: são muitas pessoas beneficiadas graças ao gesto da nossa região”, salientou.

    Ao celebrar a marca histórica, a secretária Suzan Milani reforçou a importância do esforço coletivo. “Ultrapassar mil doações em um único ano é uma conquista da comunidade e da região. Esse comprometimento mostra a força da solidariedade e o quanto a doação de sangue é essencial para a saúde pública”, pontuou.

    A campanha “Cada Gota Conta” segue durante este e os próximos anos, sendo uma referência de mobilização intermunicipal, unindo poder público, entidades e sociedade civil em prol da vida e da garantia de estoques seguros para os hospitais da região.

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Batidão da Chiru com Dani Oliveira 15:00 - 17:00

    FM
    91,1

    Hashtag 91

    Sidi Vargas

    15:00 - 17:00

    FM
    104,3

    Identidade Chiru

    Marcinho San

    15:00 - 17:00

    FM
    107,9

    Batidão da Chiru

    Dani Oliveira

    15:00 - 17:00