Geral
Publicado em 05/10/2021 às 16:37
Paparico Bacchi recebe pedido de apoio para construção de ponte entre Barra do Guarita e Itapiranga
Prefeitos da região Celeiro solicitaram apoio do deputado estadual, Paparico Bacchi (PL) para construção da ponte interestadual na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O pedido que favorece a travessia entre os municípios de Barra do Guarita (RS) e Itapiranga (SC), foi apresentado nesta terça-feira, 5 de outubro, pelo O coordenador do Movimento Pró-Ponte RS/SC e prefeito de Barra do Guarita, Rodrigo Locatelli Tisott (PT) e pelo prefeito de Três Passos, Arlei Luis Tomazoni (PSDB)
Paparico Bacchi recebeu um documento assinado também pelos prefeitos de Boa Vista do Buricá, João Sehnem (MDB) e de Itapiranga, Alexandre Ribas (PP) e pelo vice-presidente da regional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, Maikel Frey. A reunião teve ainda a participação da pela deputada estadual, Zilá Breitenbach (PSDB).
No documento os líderes do movimento afirmam que “a ponte será de extrema importância para o desenvolvimento das regiões Noroeste do Rio Grande do Sul, Extremo Oeste de Santa Catarina e também para o Brasil”. A obra de ligação interestadual, de acordo com os prefeitos e empresários, poderá facilitar o acesso ao trabalho para milhares de pessoas, reduzindo o risco de acidentes na travessia do rio por meio de balsa, além de promover o intercâmbio de negócios entre empresas e autônomos, geração de emprego e renda e ainda, fortalecimento do vínculo entre gaúchos e catarinenses.
APOIO AO MOVIMENTO
Paparico Bacchi manifestou apoio ao movimento formado também por representantes da Associação de Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro); Associação Municipal do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc); Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
O parlamentar ressaltou que votou favorável ao Projeto de Lei 232/2020, que autorizou a federalização do trecho de 25,36 quilômetros da RSC-163, entre os municípios de Tenente Portela e Barra do Guarita.
Paparico Bacchi também anunciou que pretende discutir avanços sobre o tema de interesse dos municípios gaúchos e catarinenses. “Na condição de presidente da Frente Parlamentar das Pontes, farei os encaminhamentos necessários para que o sonho de união destas regiões e Estados, torne-se realidade”, pontou Paparico Bacchi ao propor a realização de audiência junto ao governo do Estado.
O objetivo inicial será o de promover ações para finalização do processo de federalização junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O deputado estadual acredita também que será necessário fortalecer a articulação política no sentido de viabilizar fontes de recursos para elaboração e execução do projeto da ponte.