Geral
Atualizado em 10/04/2025 às 14:31
“Paraíso, é como descrevem o Brasil os intercambistas franceses”, diz o diretor da Casa Rural de Alpestre
Wagner Rogério Bohn detalhou os dias em que os alunos de Lyon estiveram na região
No mês de março, a Escola de Ensino Médio da Casa Rural Regional de Alpestre recebeu uma comitiva de intercambistas franceses. O diretor da entidade e presidente da Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul (ARCAFAR-RS), Wagner Rogério Bohn, falou sobre o projeto em entrevista à Rádio Chiru.
Desde 2014, as Escolas Rurais de Alpestre realizam intercâmbios com as Casas Rurais da região de Lyon, na França, responsáveis por prestar suporte à região Norte do Estado.
Durante os intercâmbios, são envolvidas escolas diferentes. Desta vez, foi a Saint Romain de Popey, especializada em agroequipamentos, com estudos voltados à condução de tratores e maquinários agrícolas, incluindo manutenção, pequenos reparos e especialização em trabalhos com solda. “Uma autoescola de trator”, simplificou o diretor Wagner Rogério. A comitiva incluía 21 alunos e dois professores.
Os estudantes cumpriram uma agenda de quinze dias no Brasil. Na primeira semana, foram realizadas ações, treinamentos e visitas a propriedades agrícolas e instituições. O grupo pôde conhecer, por exemplo, o processo da cana-de-açúcar, do plantio até a colheita, inclusive participando da produção do açúcar. Na outra semana, os estudantes visitaram alguns pontos turísticos da região.
O projeto envolve uma troca de experiências e culturas. “Força tanto os nossos alunos a aprender o francês quanto eles a conhecer o idioma português”, explica Bohn.
Na produção, os franceses também levaram conhecimentos, foi o caso da mandioca, tubérculo que não era muito conhecido pelos alunos intercambistas. “Eles sempre dizem que nós moramos num paraíso”, conta o diretor, explicando os feedbacks recebidos após o retorno dos franceses, destacando a grande produtividade da região e a diversidade dos cultivos.
No mês de junho, será a vez dos estudantes de Alpestre e Frederico Westphalen, que estão cursando o Curso Técnico em Agropecuária na Universidade Regional do Alto Uruguai (URI), realizarem o intercâmbio na França. Na ocasião, participarão alunos, professores e algumas lideranças da região.